Vantagens e Desvantagens do Chá de Hisbiscus

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

O chá de flor de hibiscus tem imensos benefícios, especialmente para quem tem hipertensão ou excesso de peso. No entanto, antes de correr e começar a consumir o chá de hibiscus, aprenda aqui quais são os benefícios e os efeitos da infusão de hibiscus.

Benefícios

Hipertensão: o chá de hibiscus ajuda a diminuir a pressão arterial e, por consequência, a reduzir o risco de hipertensão. Estudos comprovam que o chá de hibisco ajuda a diminuir o risco de hipertensão, mesmo em pessoas saudáveis.

  • Laxante: o chá de hibisco é usado um laxante suave. Tal como o chá verde, tem propriedades diuréticas, com a vantagem de não ter cafeína.
  • Cancro: a flor de hibiscus tem muitas propriedades que ajudam a prevenir o cancro e contêm propriedades preventivas de quimioterapia, o que a torna perfeita para paciente com cancro. Os componentes ativos são agentes anti-inflamatórios que ajudam a prevenir a propagação de tumores.
  • Antibacteriano: o extrato aquoso de hibisco tem propriedades antibacterianas. Muitos estudos demonstram que o chá de hibisco ajuda eliminar bactérias.
  • Outros benefícios: existem muitos outros benefícios para a saúde relacionados com o chá de hibiscus. Tem propriedades sedativas e de expectorante, o que o torna um remédio ideal para a ansiedade, stresse e até mesmo para a tosse e gripe. O chá de hibisco também tem propriedades antioxidantes que é ótimo para o sistema imunitário.

Efeitos secundários

  • Afeta o estrogénio: o chá de hibiscus tem muitos benefícios para a saúde, mas consumi-la em excesso pode reduzir os níveis de estrogénio. Se estiver a fazer algum tipo de tratamento hormonal ou a tomar a pílula, deve evitar o chá de hibiscus.
  • Gravidez e fertilidade: como mencionado anteriormente, o chá de hibiscus reduz os níveis de estrogénio. Isso também indica que o consumo de chá de hibiscus pode afetar a capacidade reprodutiva. A diminuição de estrogénio pode levar a complicações, se está a planear uma gravidez. Não existem muitas pesquisas sobre como chá de hibisco afeta o feto. No entanto, a melhor coisa a fazer é evitar que este chá quando está grávida.
  • Pressão arterial: embora este é um dos principais benefícios do chá de hibisco, porque ajuda a reduzir o risco de hipertensão e a pressão arterial, esta capacidade do chá de hibiscus e as propriedades diuréticas podem resultar em vasos sanguíneos expandidos. Por isso, se sofre de pressão arterial baixa ou hipertensão, e está a tomar medicamentos para baixar a pressão, deve eliminar o consumo de chá de hibisco.
  • Cancro: apesar de ter propriedades preventivas de quimioterapia, quem tem cancro e está já a fazer radioterapia, deve evitar a toma deste chá, pois pode causar complicações quando tomados junto com medicamentos para o cancro.
  • Efeitos alucinogénios: o chá de hibisco apresenta efeitos alucinogénios. Tenha bastante cuidado ao conduzir ou utilizar máquinas quando tiver consumido chá de hibisco.