8 Alimentos Energéticos Pós-Treino

Por: Helena Pavão
Publicado em 29/10/2015

Praticar exercício físico é um desafio. O exercício consome muita força e energia. Não só queima muitas calorias, como pode trazer cansaço e falta de energia. Aprenda aqui sobre os melhores alimentos para consumir após um bom treino físico para a manter ativa e cheia de energia.

Alimentos Energéticos Pós-Treino (1)

Peito de frango

O peito de frango tem poucas calorias e é considerado uma das opções mais saudáveis de carne para qualquer refeição do dia. Pode ser preparado com facilidade e tem um sabor delicioso quando preparado com os temperos certos. O frango deve ser cozido antes do treino. Assim, uma vez que está de volta, pode simplesmente aquecê-lo e comê-lo novamente. Dica: coma peito de frango com arroz integral, porque irá mantê-la saciada por um bom periodo de tempo. Benefício: o frango contém selénio que reduz o risco de artrite durante as fases posteriores da vida

Salmão

Quando se trata de peixe, não pode haver melhor alternativa do que o salmão. Rico em ácido gordos do tipo ómega-3 e em antioxidantes, o salmão permitirá que o organismo a recuperar rapidamente. Dica: pode cozinhar salmão com uma batata cozida e alguns legumes cozidos. Adicione um pouco de azeite para mais alguns benefícios de saúde. Também pode acompanhar com arroz integral, aspargo ou massas integrais. Isso irá mantê-la saciada por um longo tempo. Benefício: o salmão melhora o funcionamento do cérebro e diminui a taxa de declínio cognitivo com a idade.

Banana

Cada atleta deve comer carbohidratos suficientes para reabastecer a energia. Uma das melhores e mais saudáveis fontes de hidratos de carbono são as bananas. Dica: pode comer a banana simples ou misturar com morangos e leite magro para criar um batido. Adicione um pouco de sumo de limão. Benefício: a banana contém uma mistura única de vitaminas, minerais e hidratos de carbono que aumenta a resistência entre os atletas.

Salada de fruta

Os frutos são um alimento doce, suculento e uma grande fonte de vitaminas. Comer frutas depois praticar exercício pode ser ótimo para a sua saúde. Dica: pode misturar laranjas, maçãs, amoras e toranja. Estes contêm antioxidantes e são perfeitos para um pequeno-almoço saudável. Benefício: frutas como uvas e kiwi contêm antioxidantes e fibras que mantêm uma pressão arterial saudável e melhora a saúde do coração.

Vegetais

Comer vegetais também é uma opção saudável para dar energia. Estes contêm antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais que irão fortalecer o corpo, ajudar a construir os músculos e a aumentar a imunidade também. Dica: se quiser pode saltear folhas de espinafre, alface, brócolos e cenoura com um pouco de azeite. Se quiser uma sandes em vez disso, crie uma sandes com pepino e tomate. Também pode incluir um ovo cozido para acrescentar proteína. Benefício: comer vegetais, como aipo pode diminuir a pressão arterial e consumir couve de bruxelas ajuda a prevenir as células cancerosas.

Amêndoas

As amêndoas são excelentes fontes de antioxidantes e são conhecidas por diminuir o colesterol, especialmente quando consumidas regularmente. Dica: pode adicionar aos cereais ou num batido saudável. Benefício: as amêndoas são boas para a pele. Como também são uma boa fonte de vitaminas e minerais.

Aveia

A aveia é um prato ideal para quem pratica exercício físico regularmente. Contém proteínas, fibras e carbohidratos em abundância. A fibra vai deixá-la saciada. Dica: se não gosta do sabor, pode sempre adicionar fruta para a tornar mais saborosa e comestível. Benefício: a aveia contém fibras que ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol.

Iogurte grego

Iogurte grego é uma opção deliciosa, principalmente para treinos físicos de 45 minutos ou uma hora. Dica: rico em proteína, consuma o iogurte com frutas e algumas amêndoas para sabor extra.Benefício: o iogurte grego contém proteína que ajuda na construção de músculos magros e aumentando o metabolismo que ajuda a queimar mais calorias.