4 Regras para se Pesar

Por: Helena Pavão
Publicado em 14/11/2015

Existem imensas maneiras de perceber se está no bom caminho quando tenta perder peso: índice de massa corporal (IMC), teste fitness, biomarcadores no sangue, balança. Esta última é das que causa mais stress às mulheres. Estudos comprovam que as mulheres que se pesam mais frequentemente, tendem a ter uma má auto-estima e uma imagem mais negativa do corpo. Apesar de ser importante ter em conta o seu peso, principalmente quando se está em dieta, convém não ficar obcecada. Quando tiver que se pesar, siga estas quatro simples regras.

Uma vez por semana

Se está determinada a perder ou ganhar uma quantidade específica de peso, então o recomendado é pesar-se a cada uma a duas semanas. Se tende a pesar-se muito frequentemente, não só corre o risco de ficar obcecada como desiludida se não vê uma grande diferença.

Pese-se a meio da semana

Perder meio a um quilo por semana é uma meta realista. Se quer usar a balança para registar o seu progresso, o ideal é fazê-lo de manhã, a uma quarta-feira. O peso tende a oscilar menos a meio da semana e logo terá uma melhor percepção do seu progresso.

Defina um intervalo

A maioria de nós tem um peso definido na nossa cabeça como o peso ideal. Se o seu peso ideal são 55kg, aumento isso para um intervalo de 5kg. Assim mal atinja esse número, vai-se sentir melhor com o peso que conseguiu. Isso evita emoções extremas, frequentemente associadas a um número específico na balança.

Use outras medidas

Para perceber o seu progresso, a balança não é a única maneira de o fazer. Pode sempre usar as roupas, fita-métrica, fotos. Se se tem esforçado, se gosta da forma como a roupa lhe assenta, isso é meio caminho andado para se sentir bem com o seu progresso. A balança apenas serve para perceber o caminho a percorrer e deixá-la motivada para se sentir melhor e nunca o contrário.