8 Conselhos para Perder até 3 Quilos

Por: Helena Pavão
Atualizado em 17/06/2014

Perder peso pode ser extremamente difícil, mas o truque está em aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável sem privar-se de nada. Estas 8 regras simples irão ajudá-la a perder aqueles quilinhos extra e a manter um físico saudável.

Porções

Ao longo dos anos, cada vez mais as porções aumentaram. Porções maiores facilitarão o consumo de calorias em excesso. Por isso, deve limitar o consumo com doses adequadas. Por exemplo, se está a comer um bife, este não deve ser maior que a palma da sua mão. Se jantar fora, peça no início da refeição para guardar metade da refeição para levar e assim, não cederá à tentação de comer tudo o que tem no prato. Como regra geral, certifique-se de que metade do prato esteja cheio de frutas e vegetais coloridos em cada refeição.

Volte às origens

Os alimentos ao vapor, assados, grelhados ou cozidos são extremamente saudáveis e conservam bem todos os nutrientes. Como são de ingestão lenta, ajudarão a aliviar o desejo de comer doces. Pode temperá-los com limão, mostarda Dijon ou iogurte desnatado, em vez do vinagre e do sal. Restrinja o azeite a duas colheres de sopa por dia.

Alimentos baixos em teor de gordura

Tenha cuidado em incluir os chamados alimentos light, porque o rótulo engana na maioria das vezes. Para melhorar o seu sabor, os fabricantes tendem a adicionar mais açúcar, farinha, entre outros, aos alimentos sem gordura, o que aumenta o número de calorias. As gorduras destes alimentos são substituídas por carbohidratos brancos de ingestão rápida, o que faz com que haja um pico de açúcar no sangue, seguido de uma baixa. Já para não falar que a maioria das pessoas tendem a comer mais do que comeriam normalmente, por acharem que estes alimentos não engordam e por não saberem que estas versões, muitas vezes, são bem mais calóricas que as normais. 

Ervas

Em geral, as chamadas plantas medicinais são muito úteis para quem faz uma dieta. Algumas infusões ajudam a diminuir o apetite, outras impedem a absorção de gorduras e açúcares, ou aceleram o metabolismo e tem efeito laxante. O ideal é ver, com a ajuda de um médico ou nutricionista, quais as mais indicadas para si.

Metabolismo

Reveja o metabolismo. Este é o processo que o corpo usa para converter alimentos em energia. Se não está a perder peso, pode ser que o metabolismo precise de um pouco de impulso. Felizmente, existem coisas simples que ajudam a impulsionar o processo que queimar gorduras do corpo.

  • Suplementos: existem alguns suplementos naturais que, para além de darem nutrientes e vitaminas essenciais, ajudam a queimar gordura quando associados ao exercício e a uma alimentação saudável. Peça ajuda médica para mais informação.
  • Proteínas e verduras: digerir fibras vegetais é uma maneira fácil de impulsionar o metabolismo e inibir o apetite por alimentos não saudáveis. Da mesma forma que o corpo queima o dobro das calorias quando ingere proteínas em vez de carbohidratos.
  • Picantes: algumas plantas contém capsaicina, um ingrediente bioativo, que não só dá um sabor picante, como também ajuda o corpo a gastar o dobro da energia 3 horas após uma refeição. Este tipo de plantas é um ótimo indutor do metabolismo e inclui pimenta vermelha, pimenta Caiene, tabasco, piri-piri, entre outros. Também ajudam a diminuir o apetite. O gengibre também é uma boa adição, porque ajuda na digestão e aumenta o metabolismo até 20% depois da sua ingestão.

Açúcares artificiais

Elimine a ingestão de açúcares artificiais. Este tipo de açúcares encontram-se frequentemente em muitos alimentos de baixo teor calórico (light), produtos processados, de dieta. Quando come, o corpo está treinado para receber calorias, mas se come alimentos sem calorias isso não acontece. Logo, acaba por desejar mais comida e não sentir-se saciada. Já para não falar que os adoçantes são 7000 vezes mais doces que o açúcar natural e isso pode prejudicar o paladar. Opte por doces naturais e ricos em antioxidantes, como frutas e chocolate escuro.

Refrigerantes

A maioria dos refrigerantes estão cheios de açúcar, fora a cafeína, xarope de milho com frutose, entre outros ingredientes calóricos. Além de contribuir para o aumento de peso, também aumenta o risco de diabetes, enfraquecimento dos ossos e aparecimento da cárie dentária. Mesmo as versões light têm açúcares e calorias a evitar. Além, o gás dos refrigerantes causam bolhas de ar que se expandem no abdómen, o que leva a um excesso de inchaço na barriga.

Mexa-se

Para perder peso, uma rotina que é sempre eficaz é o exercício. No mínimo, certifique-se de que anda 30 minutos por dia (10 000 passos/dia). Além disso, escolha um conjunto de exercícios que se adapte às suas necessidades fitness e ao seu estilo de vida.