Não Consigo Perder Peso

Por: Helena Pavão
Atualizado em 30/04/2014

Faz exercício físico e alimenta-se de forma saudável e, mesmo assim, parece que não consegue perder os quilinhos a mais. A verdade é que inúmeras razões que podem explicar porque é que não está a conseguir perder peso.

Não bebe água

Para além de ser importante manter-se hidratada, beber água regularmente ajuda na perda de peso. Beber água ou alimentos ricos em água antes da refeição ajuda a controlar a fome e a comer menos.

Dica: Estudos indicam que se beber água fria, ajuda a acelerar o metabolismo e diminuir o desejo de bebidas açucaradas.

Abusa dos alimentos saudáveis e dos light

Nozes, massas integrais, azeite, chocolate negro, entre outros são naturais e saudáveis, mas não estão isentos de calorias. A mesma coisa acontece com os alimentos "light". Pesquise as calorias que cada um tem para depois saber as quantidades que pode e deve consumir.

Só faz cardio

Se passa a vida a correr na passadeira e mesmo assim não perde um quilo, então está a perder um dos benefícios essenciais do fitness. O treino com pesos não só ajuda a evitar lesões, pois ajuda a fortalecer as articulações, como também ajuda a criar massa muscular.

Dica: ganhar massa muscular ajuda a acelerar o metabolismo, o que faz com que, mesmo depois do exercício físico, o seu corpo continue a queimar calorias.

Não dorme o suficiente

Não perca a cabeça com exercício a mais. Dormir é essencial para aguentar a rotina de exercício físico e, não só. Dormir pouco pode afetar a capacidade física de controlo do apetite. Se não dormir o suficiente, pode aumentar as hormonas responsáveis pelo estímulo do apetite.

Come poucos vegetais

Comer cinco a sete porções de frutas e vegetais por dia é essencial para todos, principalmente para quem quer perder peso. Uma dieta rica em alimentos como vegetais, não só tem uma maior variedade de nutrientes com menos calorias, como tudo que é rico em fibra ajuda a saciar o apetite por mais tempo.

Viciada em acompanhamentos e molhos

A salada é uma refeição saudável, mas se encher de acompanhamentos como, por exemplo, bacon, queijo de cabra, fruta e/ou molhos, então as calorias sobem a pique. Tenha em conta as calorias extras que pode, de facto, adicionar à salada.

Não toma pequeno-almoço

Não tomar o pequeno-almoço parece uma boa maneira de cortar calorias, mas o que o seu corpo vai fazer é guardar a gordura, porque tem fome. Está provado que quem toma o pequeno-almoço todas as manhãs perdem mais peso. Mas não coma qualquer coisa: inclua sempre proteína e fibra, para ter energia e ficar saciada por horas.

Come sem pensar

Quando se trata de uma dieta equilibrada, coma com cuidado. Não coma nem à frente do computador, nem da TV. As refeições são momentos em que se liga mais à comida e se não tiver distraída, vai estar mais atenta ao que come e logo, comerá menos.

Cortar e mastigar direito

Algo tão simples como saber cortar os alimentos e mastigá-los lentamente é muito útil para quem come em excesso. Estudos mostram que as porções menores satisfazem mais e, se demorar a mastigar, dará tempo ao cérebro para processar a informação de que está saciada.

Não come o suficiente

Passar fome não ajuda a perder peso. Não só descontrola o metabolismo, como, na hora de uma grande refeição, poderá fazer com que coma mais do que o que devia. O ideal é fazer várias pequenas refeições ao dia.

Está sempre a jantar fora

Jantar fora faz bem para relaxar, mas estamos mais propensas a comer refeições enormes, com aperitivos, bebidas, fritos e sobremesa. Se não quer deixar de jantar fora, tente dividir a sua refeição com um amigo, encomendar opções saudáveis e beber água em vez de vinho.

Não se diverte

O stress é uma das causas para o excesso de peso, porque faz com que se coma mais. Tente arranjar tempo para relaxar e divertir-se.

Dica: escolha atividades que impliquem movimento, como a dança, caminhada ou até ir às compras, já ajudam a queimar algumas calorias de forma natural e, ao mesmo tempo, diverte-se.