Como Acelerar o Metabolismo?

Por: Helena Pavão
Publicado em 05/11/2015

O metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos. Algumas mulheres têm a sorte de ter um metabolismo acelerado de uma adolescente, mas a maioria não tem essa sorte. Aprenda aqui como acelerar o metabolismo para queimar mais calorias, perder peso e ter mais energia.

Pequeno-almoço

Saltar a primeira refeição do dia pode causar muitos danos no metabolismo. O pequeno-almoço é essencial, por isso convém fazer uma refeição que combine proteínas, gorduras saudáveis, fibras e verduras. Dica: faça uma omelete de ovo com abacate e legumes ou então prepare um batido de frutas e um pouco de manteiga de amêndoa. Se não é muito fã de pequeno almoço, então prepare um café, deixe esfriar e depois ponha numa liquidificadora com um pouco de gelo e uma colher de chá de óleo de coco. Isto ajuda a desintoxicar o corpo e a acelerar o metabolismo até ao almoço.

Comer de 4 em 4 horas

Comer pequenas refeições ao longo do dia é a melhor maneira de impulsionar o metabolismo, mas convém dar algum tempo para o corpo assimilar a comida. O ideal é comer de 4 em 4 horas entre as refeições para aumentar o metabolismo, ajudá-la a perder peso e manter a sua massa muscular magra. 

Exercício físico

Praticar exercício físico é essencial para o metabolismo. Convém alternar treinos de alta intensidade, com cardio, que ajuda a queimar calorias e gorduras, com treinos de peso que ajuda a aumentar massa muscular e permite que queimar calorias de forma mais eficaz ao longo do dia. Se permanecer ativa durante o dia todo, isso vai permitir que o metabolismo se mantenha ativo para assimilar os alimentos.

Água

Se sente ainda com sede, isso pode significar uma diminuição do metabolismo. De fato, estudos comprovam que se estiver cronicamente desidratada, isso pode significar até um ganho de peso de 4kg ou mais por ano, o que é uma razão mais que suficiente para beber água. Se se cansa de beber água pura durante o dia todo, tente fazer uma infusão com de água com fruta. Dica: beber chá verde é ótimo porque tem um composto que ajuda a acelerar o metabolismo.

Gorduras saudáveis

Adicionar uma fonte de gordura saudável a cada uma das suas refeições durante o dia irá mantê-la mais saciada e dar-lhe energia sustentada enquanto o corpo digere. Isto ajuda a que não tenha fome entre as refeições, permitindo que o metabolismo queime a energia da refeição que comeu. Dica: pode adicionar abacate, manteiga de amêndoa e óleo de coco.

Especiarias

Sabe que alguns temperos podem acelerar o metabolismo. Especiarias como canela, gengibre, pimenta cayene podem estimular a circulação, acelerar o metabolismo e até mesmo a desintoxicar. Aposte em especiarias como açafrão, noz moscada, pimenta, gengibre, pimenta cayene e canela.

Dormir

Dormir o suficiente, não só mantém as hormonas sob controle e mantê-la mentalmente alerta, como também irá acionar o metabolismo durante o dia. Os músculos e o sistema digestivo precisam de descanso e regeneração, e isso é exatamente o que acontece quando dorme. Quando dorme o suficiente, está mais propensa a ter energia para ser mais ativa durante o dia e evitar lanches de fim de noite na noite anterior. Precisa de dormir cerca de 7-8 horas de sono por noite para que o metabolismo possa funcionar corretamente no dia seguinte.