11 Alimentos Saudáveis para o Pequeno Almoço

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/08/2014

Não tomar o pequeno-almoço pode fazer com que coma mais ao final do dia. Para além de ser saudável, o pequeno-almoço dá-lhe energia e sacia o apetite, impedindo-a de comer o que não deve durante o dia. Um bom pequeno-almoço deve conter carbohidratos e fibras com proteínas. Veja as nossas sugestões de opções saudáveis para o pequeno-almoço.

Aveia 

A aveia é rica em gorduras do tipo ómega 3, ácido fólico e potássio. Extremamente saudável, é rica em fibra e ajuda a reduzir o colesterol quando consumida regularmente. Consuma a aveia com leite, mel, frutas e nozes.

Iogurte grego 

Este iogurte cremoso é rico em cálcio e em proteína (contém o dobro de proteína do iogurte normal) que ajuda a mantê-la saciada durante toda a manhã. Escolha uma variedade sem gordura, e adicionar um pouco de fruta para dar-lhe um pouco de doçura e sabor. 

Toranja 

Está a tentar perder peso? De acordo com um estudo, comer meia toranja antes de cada refeição pode ajudar a emagrecer mais rápido, graças às propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Também tem um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue e os níveis de insulina. A toranja também é hidratante, sacia e é rica em antioxidantes que aumentam a imunidade. Pode comer com um iogurte.

Bananas 

Não há nada como uma banana ao pequeno-almoço para a manter saciada durante a manhã. São uma das melhores fontes de amido resistente, um carbohidrato saudável, que a mantém saciada. Ricas em potássio, ajudam a baixar a pressão arterial naturalmente, sendo uma excelente escolha para quem tem hipertensão. Pode adicioná-la aos cereais ou à aveia. 

Melancia 

Rica em água, a melancia é uma excelente maneira de se hidratar pela manhã. A melancia é uma das melhores fontes de licopeno, que ajuda na visão, na saúde do coração e a prevenir determinados cancros. O melhor de tudo é que apenas contém 40 calorias por chávena.

Linhaça 

Adicionar sementes de linhaça a um batido ou aos cereais irá transformar o pequeno-almoço numa fonte rica de gorduras do tipo ómega 3. Também é rica em fibra e em antioxidantes que ajudam a proteger contra o cancro da mama,

Frutos vermelhos

Frescos ou congelados, os frutos vermelhos (como mirtilos, morangos e framboesas) são extremamente ricas em antioxidantes, que ajudam a pele, os músculos, a memória e o metabolismo. Mais baixos em calorias do que a maioria das frutas, são o complemento perfeito para cereais, iogurtes ou batidos.

Café e chá 

O café não só dá energia como também ajuda a diminuir o risco de várias doenças, quando consumido simples. O chá também traz inúmeros benefícios para a saúde. Como tem menos cafeína, ajuda a hidratar de forma mais eficaz que o café. Também é rico em antioxidantes, que ajuda a aumentar a imunidade.

Melão 

Qualquer fruta é um bom complemento ao pequeno-almoço e o melão não é exceção. Baixo em calorias e rico em água, é rico em vitamina C e A, um nutriente essencial para uma pele lisa, com aparência mais jovem. 

Kiwi 

Rico em vitamina C, potássio e cobre, o kiwi contém mais fibra do que uma banana, o que o torna uma boa ajuda para a digestão. Pode comê-los por si só, ou misturá-los com morangos e bananas num batido ou salada de frutas. 

Pão integral

Os hidratos de carbono são um pilar do pequeno-almoço, mas o tipo de carbohidratos que consome, pode fazer uma grande diferença na refeição. O que tem que se lembrar é que o pão integral contém mais fibras e nutrientes do que o pão branco refinado.  O que coloca no pão também influencia. Em vez de colocar manteiga ou geleia, que só acrescenta gordura e calorias, pode adicionar um ovo para obter proteínas.