9 Benefícios do Zinco

Por: Helena Pavão
Publicado em 19/06/2015

O zinco é conhecido por ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Ajuda a  proteger o corpo contra várias doenças, a melhorar a saúde da pele e também melhorar a qualidade de paladar, olfato, visão e do cabelo. O zinco também é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Veja aqui quais são os principais benefícios do zinco para a saúde em geral.

Ossos

O zinco é um co-fator para as enzimas e desempenha um papel vital na remodelação óssea. O zinco também ajuda a prevenir contra a osteoporose.

Rins

Alguns problemas de saúde, como pressão arterial elevada, diabetes e doenças renais podem prejudicar o funcionamento dos rins. O zinco desempenha um papel vital no funcionamento dos rins. A deficiência de zinco pode causar a angiotensina II, que pode obstruir a passagem de sangue para os rins. A deficiência de zinco durante a gravidez pode influenciar o desenvolvimento do bebé e aumentar o risco de hipertensão arterial e disfunção renal.

Sindrome pré-menstural

O ferro e o zinco ajuda a controlar os sintomas do TPM. A gestão de mais de 15 miligramas de zinco por dia ajuda a diminuir os sintomas do TPM. Também ajuda a controlar outros sintomas relacionados com o humor, como, por exemplo, a depressão.

Pressão arterial

O zinco pode diminiur o risco de hipertensão e fortalecer o sistema imunitário, o que ajuda na luta contra infecções e stresse que causam a pressão arterial elevada. O zinco também contém algumas propriedades antioxidantes que podem proteger artérias dos danos causados pela hipertensão.

Cancro

Quando incluído na alimentação, os antioxidantes podem prevenir o cancro. A quantidade adequada de zinco ajuda a diminuir o risco de cancro da mama e também protege a pele dos raios UV nocivos raios. Este encontra-se na maioria dos protetores solares sob a forma de óxido de zinco. Por isso, é útil na prevenção do cancro da pele.

Angina

Angina ocorre quando quantidades adequadas de sangue e oxigénio não chegam aos músculos do coração. É também conhecida como isquemia do miocárdio. O gluconato de zinco pode ajudar na prevenção e no tatamento da angina.

Dentes

O citrato de zinco é encontrado nas pastas dentais e elixir bucal que ajuda na prevenção da placa dentária e gengivite. As bactérias e tártaro não prosperam em dentes saudáveis.

Acne

O zinco pode ser aplicada topicamente ou consumida por via oral na prevenção da vermelhidão, inflamação e das cicatrizes causadas pelo acne. O zinco ajuda a diminuir a produção de oleosidade na pele. Também pode curar queimaduras, furúnculos, pele danificada, eczema, psoríase, e úlceras.

Couro cabeludo

Encontrado na maioria dos champôs que usamos, o zinco ajuda na cura de infecções por fungos no couro cabeludo – como, por exemplo, a caspa.