9 Benefícios da Erva Limão

Por: Helena Pavão
Publicado em 14/12/2014

A erva-limão é uma planta perene, também conhecida como erva-príncipe. Como um odor a limão, esta erva tem um sabor mais doce e suave. Nutricionalmente, é uma fonte rica em folato, magnésio, zinco, vitamina A e C, ácido fólico, cobre, fósforo, ferro, cálcio, potássio e manganês. É um bom complemento para o tratamento de vários problemas de saúde. Aprenda aqui os inúmeros benefícios da erva-limão para a saúde.

Digestão

A erva limão contém propriedades anti-séticas, que ajudam a eliminar as más bactérias do trato digestivo. Ajuda na digestão e no tratamento de vários problemas digestivos como  azia, obstipação, indigestão, flatulência, diarreia, distensão abdominal, vómitos, espasmos estomacais e cólicas. A presença de propriedades anti microbianas ajuda a proporcionar alívio imediato em caso de sintomas de gastroenterite. Para garantir uma digestão saudável, deve beber chá de erva-príncipe regularmente.

Limpeza e desintoxicação

A ingestão regular de chá de erva-limão ajuda a purificar e a desintoxicar o organismo. Como tem propriedades diuréticas, ajuda a eliminar o ácido úrico, as toxinas e o mau colesterol do corpo. Isto ajuda a manter os rins limpos e em bom funcionamento. Também limpa e purifica a bexiga, o fígado e pâncreas e desempenha um papel importante na promoção da circulação sanguínea.

Cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem de cólicas menstruais. A rotina de beber chá de erva-príncipe quente duas vezes por dia pode atenuar as cólicas menstruais. É também um bom tónico anti-acne, que normalmente aumenta durante a menstruação, como resultado de alterações hormonais.

Propriedades anti-séticas

A erva-limão tem propriedades anti-séticas que, de acordo com especialistas, são mais poderosos do que a estreptomicina e penicilina. Especialistas também afirmam que, quando a erva-príncipe é usada como lavagem ou compressa, combate, eficazmente, feridas infetadas e várias infeções de pele.

Infeções

Algumas pesquisas afirmam que uma infusão de erva-limão pode ajudar parar o progresso de certos tipos de infeções.

Antidepressivo

O chá de erva-príncipe pode ser usado para aliviar os sintomas de stress e fadiga como, por exemplo, a dor de cabeça e ajuda para rejuvenescer o corpo. A sua fragrância persistente ajuda a melhorar o humor e a sentir-se relaxada e feliz, promovendo, assim, uma atitude positiva e saudável. Pode ser usada sozinha ou com outros sabores de chá aromáticos, como jasmim ou a camomila.

Antioxidantes

Esta erva ajuda renovar as células e a prevenir o aparecimento de algumas doenças degerativas. Como é um diurético natural, ajuda a manter o pâncreas e o fígado saudáveis, assim como a controlar os níveis de colesterol e a mantê-los a um nível normal.

Gripes e constipações

Se tomar todos os dias uma chávena de chá de erva-príncipe, conseguirá prevenir gripes e constipações. As propriedades anti fúngicas e anti bacterianas da erva-limão ajudam o corpo a lidar com os sintomas de gripe, como tosse, febre e frio. Rico em vitamina C, é ótima para o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater essas infeções. Também ajuda a aliviar dores musculares e de articulação e a curar dores de cabeça, originadas pela gripe ou constipação. O chá de erva-limão também é bom para eliminar o catarro e muco e para reduzir os sintomas de falta de respiração.

Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias desta erva são ótimas para o tratamento de reumatismo, artrite, osteoartrite e outras dores comuns. Pode preparar uma mistura de erva-limão com óleo de coco e passar sobre as áreas afetadas para diminuir a dor e a inflamação. Para um resultado melhor, tome também o chá.