Como Fortalecer o Sistema Imunitário?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 22/12/2014

É possível tornar o sistema imunitário mais forte? A resposta é sim. Uma boa imunidade fortalece o corpo contra as bactérias, vírus, alérgenos e outros micróbios. Ajuda a preparar o corpo para resistir a agentes nocivos externos. Quem tem um sistema imunitário mais fraco, é mais propenso a adoecer com frequência e estar mais suscetível a doenças perigosas. Por isso, é importante ter um sistema imunitário forte para proteger o corpo. Veja aqui algumas dicas naturais para um sistema imunitário mais fortalecido.

Vinho Tinto

O vinho tinto, quando consumido em quantidades controladas, é excelente para o sistema imunitário. Este ajuda a matar determinadas bactérias perigosas, como a salmonela. O vinho tinto também ajuda a prevenir a doença cardíaca coronária. Um copo de vinho tinto por dia aumenta a imunidade e protege o corpo contra doenças comuns, como constipações, febres e distúrbios no estômago. Mas, o consumo excessivo pode danificar o fígado e destruir o sistema imunitário do corpo. É extremamente importante consumir vinho tinto, mas em quantidades reduzidas.

Alho

O alho é um dos melhores alimentos para estimular o sistema imunológico. Um antibiótico natural, antiviral, antibacteriano e antifúngico, o alho ajuda a proteger o organismo contra uma grande variedade de doenças. O consumo regular de alho ajuda a controlar a inflamação, artrite reumatóide e esclerose múltipla. Também ajuda a baixar a pressão sanguínea eo nível de colesterol e também reduz o risco de cancro. Estudos comprovem que as pessoas que comem mais alho têm um aumento da contagem de células brancas do sangue.

Mel

Uma colher de sopa de mel por dia é muito bom para o sistema imunológico. Um antioxidante, agente antibacteriano e antimicrobiano natural, ajuda a proteger o organismo contra vírus, fungos e bactérias. Também melhora o sistema digestivo, ajuda a aliviar a dor de garganta, a regular o açúcar no sangue e tratar a tosse e constipações.

Gengibre

Gengibre é excelente para o tratamento de vários problemas de saúde e ajuda a proteger o organismo. É um forte antioxidante, anti-séptico, antibióticos, anti microbianos e agente anti-inflamatório. Também ajuda a aliviar a dor de garganta e a congestão. Destrói os vírus das constipações, melhora o sistema digestivo, inibe a úlcera péptica, e reduz o colesterol.

Chá verde

O chá verde contém galato de epigalocatequina, um tipo de flavonóide que combate bactérias e vírus, e estimula a produção de células do sistema imunitário. Também é uma fonte rica em antioxidantes.

Iogurte

Rico bactérias boas como bifidobacterium lactis, o iogurte ajuda a aumentar a imunidade. Comer iogurte diariamente ajuda a prevenir infeções intestinais e proteger contra gripes, disenteria e outras doenças comuns. Iogurte fortalece as células brancas do sangue e estimula a produção de anticorpos.

Laranjas

Ricas em vitamina C, as laranjas são antioxidantes naturais que ajudam a estimular o sistema imunitário. A vitamina C promove a produção de glóbulos brancos, que ajuda a melhorar a imunidade do sistema. Também são uma ótima fonte de cobre, vitamina A e vitamina B9, que são vitais para o sistema imunológico. Ajuda a baixar os níveis de colesterol e a pressão arterial.

Chocolate

O cacau aumenta a imunidade e ajuda a manter o nível de colesterol bom no corpo. Uma chávena de cacau é um ótimo impulsionador para a imunidade. É importante para consumir o chocolate, mas em pequenas quantidades, pois o consumo em excesso pode levar a problemas de açúcar.

Peixe

O peixe é uma excelente fonte de ómega 3 e zinco, que estimula o sistema imunológico do corpo. O zinco ajuda a construir e reparar as células, enquanto os ácidos gordos do tipo ómega-3 são anti-oxidantes naturais, e agentes anti-inflamatórios.

Repolho

Rico em vitamina A, o repolho é um antioxidante natural que ajuda combate as células cancerígenas, estimula a produção de glóbulos brancos e anticorpos, que protegem o corpo contra infecções. O consumo de repolho regularmente ajuda a manter o ajuste do corpo e proteger o sistema contra infecções bacterianas e virais.