Como Alimentação Afeta o Humor?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 11/02/2015

É mais fácil pensar que a alimentação provoca alterações físicas, do que afeta o nosso estado mental. Infelizmente, muitos dos alimentos que consumimos são processados e ricos em aditivos desnecessários que afetam a nossa saúde mental. A verdade é que tudo o que consumimos tem mais efeito do que pensamos sobre a nossa mente. Aprenda aqui como os alimentos que consumimos podem afetar o seu humor

Alimentação e humor

Diariamente, o nosso corpo necessita de uma determinada quantidade de nutrientes e vitaminas para se manter saudável. A comida processada não contém esse tipo de ingredientes e, na maioria das vezes, contém elementos que não necessitamos, como, por exemplo, açúcar refinado, gorduras saturadas e adoçantes artificiais. Estes estão, em geral, associados com sintomas como irritabilidade, fadiga e depressão. Se alteramos a alimentação para produtos e alimentos mais naturais, orgânicos, isso ajudará a melhorar não só a saúde física, mas também a mental, especialmente se evitar esse tipo de comida processada e os açúcares artificiais.

Vitamina D

O nutriente mais óbvio, que ajuda a elevar o humor, é a vitamina D, que vem diretamente do sol. Se tende a ficar mais em baixo no Inverno, não se preocupe, não é a única. Nesta altura do ano, em que não se recebe a quantidade de sol por tempo suficiente para beneficiar desta vitamina, há que apostar em alimentos ricos nesta vitamina, como por exemplo, frutas, peixe ou leite.

Ómega 3

Estudos demonstram que os ácidos gordos do tipo ómega 3 ajudam a atuar de forma semelhante aos antidepressivos, quando consumidos em quantidades saudáveis. Estes também podem ser úteis para prevenir sintomas de depressão. Quem toma regularmente alimentos ricos em ómega 3 tende a ter 30% menos de probabilidade de desenvolver sintomas de depressão.

Iodo

O iodo é um micronutriente que mais da metade dos adultos não consome o suficiente. A deficiência em iodo pode resultar numa série de problemas de saúde de problemas ao nível da tiróide e a um maior risco de denvolvimentos de sintomas de depressão e até mesmo cancro. Pesquisas sugerem que o hipertireoidismo, um resultado da deficiência de iodo, provoca alterações ao nível do humor. Comer alimentos que contenham iodo pode ajudá-la a equilibrar os níveis. Pode ser encontrado em alimentos como peixe (do mar) e algas marinha.

Aminoácidos

A base da construção muscular, alguns aminoácidos são produzidos pelo corpo. Outros têm de ser obtidos através do consumo de alimentos ricos em proteínas. Estes ajudam na criação de neurotransmissores, por isso, se não receber a quantidade certa, pode desregular a quantidade de neurotransmissores importantes, como a dopamina e a serotonina, que desempenham um papel essecial na saúde mental. Tente sempre obter a dose recomendada de proteína para manter o equilíbrio.