Contracetivos Naturais
Os métodos contracetivos naturais passam pela identificação do período fértil e exigem a observação atenta das alterações fisiológicas do corpo da mulher, com registo diário dos dados.
Método do Calendário
Também conhecido por método Ogino-Knauss, este método consiste em calcular o período durante o qual as relações sexuais devem ser evitadas, mediante o cálculo prévio do dia da ovulação. Implica abstinência sexual durante cerca de 10 dias, em cada ciclo menstrual.
Método da Temperatura
Neste método, a mulher deverá medir a temperatura do corpo, todas as manhãs, registando os resultados num gráfico. De acordo com o método da temperatura, a abstinência sexual deve acontecer durante a primeira parte do ciclo, bem como três dias após o aumento considerável da temperatura.
Método do Muco Cervical
Este método assenta na identificação das alterações ocorridas no muco cervical, produzido pelas glândulas do colo do útero, percetível nas secreções presentes na entrada da vagina. Segundo este método, as relações sexuais são permitidas nos chamados “dias secos”, devendo iniciar-se a abstinência assim que seja detetada a presença de secreções, continuando até ao quarto dia após o momento de máxima secreção.
Método Sintotérmico
O método sintotérmico surge como uma combinação do método da temperatura com o do muco. Segundo este método, as relações sexuais podem acontecer nos dias sem secreções, dando lugar à abstinência aquando da presença do muco cervical. A abstinência deverá ser prolongada até ao quarto dia após o aumento da temperatura basal.