Como Aliviar as Dores Menstruais

Atualizado em 25/10/2013

Se sofre com frequência de dores menstruais, conheça algumas alternativas naturais que podem ajudar a aliviar a dor que sente, quando a menstruação aparece.

Sintomas da dismenorreia

A dismenorreia é o termo médico usado para denominar a dor aguda ou persistente na zona abdominal e/ou pélvica que antecede o início da menstruação. Regra geral, começa entre 24 e 48 horas antes do início da menstruação e desaparece gradualmente ao fim do primeiro dia.

Esta dor pode ser acompanhada de cólicas, náuseas, vómitos, dores de cabeça, dores no corpo ou outros sintomas que condicionam o bem estar da mulher.

Dicas para aliviar as dores de forma natural

Chás

Beba bastante líquidos para manter o organismo hidratado. Chás como o de canela, cidreira, camomila e hortelã têm propriedades calmantes e ajudam a atenuar a dor.

Saco de água quente

Colocar um saco ou botija de água quente na zona abdominal é um truque que ajuda muitas mulheres a reduzir as dores menstruais.

Alimentação equilibrada

Fazer uma alimentação correta e equilibrada é essencial para evitar dores abdominais e cólicas menstruais. Evite gorduras, molhos, doces e refrigerantes e ingira alimentos frescos como frutas, legumes e peixes. Dê preferência a refeições cozidas ou grelhadas.

Massagens

A par do descanso, as massagens ajudam a acalmar a dor, através do alívio da tensão muscular e da melhoria da circulação sanguínea.

Exercício físico

Faça exercício físico que promova o relaxamento corporal e que não exija muito esforço, como ioga, pilates, caminhada, tai chi chuan, chi kung e alongamentos. O exercício físico liberta endorfina que ajuda a libertar a dor.

Consulte um especialista

Se sofre regularmente de dores menstruais deve consultar um ginecologista para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso.