8 Benefícios do Betacaroteno

Por: Helena Pavão
Publicado em 14/12/2014

Um dos nutrientes mais importantes para o corpo é o betacaroteno, que é conhecido por ajudar impulsionar visão. Os benefícios de betacaroteno primário pode ser atribuído ao facto de ajudar na formação da vitamina A, que é essencial para a manutenção das membranas mucosas e uma pele saudável. Mas existem muitos outros benefícios relacionados com consumo de betacaroteno

O que é o betacaroteno?

Os carotenóides são pigmentos encontrados em plantas que são responsáveis pelas cores vibrantes de frutas e vegetais. Abundantes na natureza, estima-se que existam cerca de 500 carotenóides diferentes, incluindo beta-caroteno, alfa-caroteno, luteína, zeaxantina, criptoxantina.

  • É um pigmento colorido responsável pelas cores ricas das frutas e dos legumes amarelos e alaranjados. Uma vez ingerido, converte-se em vitamina A (retinol), que desempenha várias funções biológicas no corpo. A vitamina A atua também como um antioxidante, que protege as células dos efeitos prejudiciais dos radicais livres nocivos.
  • O betacaroteno e outros carotenóides também são conhecidos como "pró-vitamina A", porque atuam como precursores para a produção de vitamina A no organismo, essencial para a visão e é subsequentemente convertido para o ácido retinóico, que é utilizado em processos, como o crescimento e diferenciação celular.

Saúde cardiovascular

Uma dieta rica em betacaroteno ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares significativamente. O beta-caroteno com vitamina E reduz a oxidação do colesterol LDL, diminuindo assim o risco de aterosclerose e de doença cardíaca coronária.

Cancro

O betacaroteno ajuda a combater o cancro através da sua capacidade antioxidante. Além disso, ajuda a manter as células saudáveis, evitando assim o crescimento de células cancerosas. Assim, a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno ajuda a diminuir o risco de cancro da mama, do cólon, da cavidade oral e do pulmão.

Cérebro

Estudos comprovam que o consumo de betacaroteno é benéfico para o cérebro, uma vez que diminui significativamente o envelhecimento cognitivo. Além disso, pode combater o stress oxidativo que pode danificar as células do cérebro ao longo do tempo, reduzindo assim o risco de demência.

Doenças respiratórias

Uma boa ingestão de alimentos de betacaroteno ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e aliviar doenças respiratórias, evitando assim transtornos respiratórios como asma e bronquite.

Diabetes

Vários estudos têm demonstrado que pessoas com níveis adequados de betacaroteno no organismo são menos propensos a sofrer de intolerância à glicose e aos diabetes.

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular em que a mácula do olho, responsável pela visão central, começa a falhar. O consumo de adequados de betacaroteno (cerca de 15mg), juntamente com outros nutrientes pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Artrite reumatoide

A deficiência em betacaroteno e vitamina C atua como um fator de risco para a artrite reumatoide. Assim, o consumo adequado de betacaroteno é necessária para ajudar a prevenir esta condição.

Sistema imunitário

O betacaroteno fortalece o sistema imunológico, ativando a glândula timo, que é uma das fontes mais importantes de proteção imunológica. A glândula timo permite que o sistema imunológico combata infeções e vírus, destruindo assim as células malignas antes que estas se possam espalhar.