7 Razões para Não Perder Peso

Por: Helena Pavão
Atualizado em 11/01/2015

Se está a tentar perder peso, vai diariamente ao ginásio, segue a dieta religiosamente, eliminou os açúcares, as gorduras, carbohidratos e mesmo assim não perde os quilinhos a mais, veja aqui quais as principais razões para conseguir perder peso.

Gordura

Não consome gordura. Se se tem esforçado para não consumir gordura para perder peso extra, existem gorduras saudáveis que não deve eliminar de forma alguma da sua alimentação. As gorduras saudáveis, como, por exemplo, o peixe, os ovos, os abacates, o coco, entre outros são essenciais para uma função celular saudável. Ao contrários do que se diz, consumir gorduras saudáveis não engorda.

Fruta

Comer fruta é extremamente saudável, mas há que ter cuidado com determinadas frutas. Apesar das frutas serem um lanche saudável e com poucas calorias. As frutas têm açúcar. Muito semelhantes aos hidratos de carbono, o açúcar das frutas é transformada em glicose no intestino delgado. Isso faz com que o pâncreas liberte insulina e a insulina em excesso transforma-se em gordura má.

Dormir

A falta de sono dificulta a perda de peso. Os padrões de sono têm um grande impacto sobre os níveis de hormonas, e são estas que determinam se temos excesso de peso ou não.

Stress

Sempre que esteja numa situação de stress, seja física, emocional ou mental, o corpo tem tendência a libertar uma substância química chamada de cortisol. Isso faz com que haja um aumento de depósitos de gordura no corpo.

Exercícios cardio

Horas de exercício físico não garantem uma barriga lisa. Exercício físico em excesso é visto pelo corpo como stress e isso faz com que os níveis de cortisol aumentem e, por consequência, o excesso de gordura.

Calorias

Se restringe as calorias para conseguir perder peso, uma restrição exagerada pode fazer com que ganhe mais peso. Se tiver picos de fome, esta restrição excessiva de calorias pode agir contra si, fazendo com que coma mais.

Carbohidratos

Demasiados carbohidratos processados podem desequilibrar os níveis de insulina. Se isso continuar, as células de gordura tendem a tornar-se resistentes e não haverá exercício físico ou dieta que a ajudem a perder peso.