7 Dicas para Não Engordar na Páscoa

Por: Helena Pavão
Atualizado em 30/04/2014

Quando chega a Páscoa, uma das maiores asneiras é descuidar a alimentação. Com a mesa farta, parece uma obrigação experimentar todas as doçarias que nos apresentam. Mas, se seguirmos algumas regras, é possível apreciarmos a comida festiva sem aumentar o peso da balança. Veja algumas dicas para manter a linha na Páscoa.

Consumir verduras

Quando for fazer a sua refeição, encha metade do prato com verduras (sejam legumes ou salada). Isto vai ajudar a que coma menos dos outros alimentos.

Não petiscar

Evite andar a petiscar (principalmente se for visitar outras casas), porque faz com que perca a noção da quantidade de alimentos ingerida.

Doces após as grandes refeições

Se quer experimentar a doçaria típica da Páscoa, faça-o apenas após as grandes refeições. Já estará mais farta, o que evita que coma em demasia. Quando se servir, coloque pequenas porções para poder experimentar um pouco de todas as sobremesas.

Mastigue

Qualquer regra de boa alimentação passa por saber mastigar com calma. Se comer demasiado rápido, fará com que coma mais. Se o fizer lentamente, dará tempo ao seu cérebro para processar a informação de que está saciada.

Evite restos

Nesta época, a tendência é sempre cozinhar a mais e ter a mesa farta, o que não significa que deva consumir tudo. Siga a regra: "passa a festa, acaba a romaria".

Pequenas refeições

A boa alimentação dita que se deve comer várias vezes ao dia. Isto evita que, quando chegue às grandes refeições, tenha muita fome e coma em demasia.

Calorias

Tenha em conta as calorias dos alimentos. Assim saberá o que pode consumir e em que quantidades. Dica: tente resistir às amêndoas e aos ovos de chocolate, são os mais calóricos de toda a doçaria desta época.