7 Dicas Infalíveis para Comer Menos

Por: Helena Pavão
Atualizado em 08/08/2014

Perder peso e conseguir alcançar essa meta são duas coisas muito diferentes. Quando se trata de conseguir seguir uma alimentação saudável, existem muitos fatores a ter em conta. O truque está em conseguir controlar esses fatores e criar novos hábitos para uma alimentação saudável. Veja aqui as nossas dicas para conseguir comer menos e manter as calorias sob controlo.

Aproveite cada dentada

Se se concentrar em cada dentada, isso irá ajudá-la a ter consciência do que está a ingerir e, por consequência, diminuirá a ingestão de calorias. Se comer num ritmo relaxado, vai permitir que mastigue corretamente os alimentos, diminuindo os problemas digestivos e, ao mesmo tempo, dará tempo ao cérebro para processar a mensagem de quando está saciada. Dica: coloque um temporizador. Tente perceber quanto tempo demora a fazer as refeições. Depois, tente adicionar tempo. O objetivo é que cada refeição demore pelo menos 20 minutos a ser consumida.

Use pratos, taças e copos mais pequenos

A expressão "tem mais olhos que barriga" explica bem o porquê de comermos mais do que devíamos. Estudo comprovam que quando se usam utensílios grandes, as pessoas tendem a servir-se mais e a consumir mais alimentos. Dica: use pratos de salada e tigelas menores para uso diário e vai ver que passa a colocar menos comida no prato.

Coma em porções

Quantas vezes comemos diretamente do pacote de bolachas ou de batatas fritas? O problema é que, quando o fazemos, perdemos a noção real do que comemos. Dica: sirva esse tipo de alimentos em recipientes (e de preferência pequenos) para que, assim, consiga ter a noção da quantidade que está a ingerir. Não só irá comer menos, como conseguirá apreciar melhor o que está a comer.

Conheça as suas tentações

Todas nós temos alimentos que não conseguimos resistir. O primeiro passo está em reconhecer essa "falha". Depois, evite expor-se ao(s) alimento(s) tentador(es). Pode evitar ter este tipo de alimentos em casa, ou definir a sua dieta de forma a poder, de vez em quando, desfrutar um pouco deste seu alimento favorito. Dica: faça uma lista dos alimentos tentadores e dos locais aonde os pode encontrar. Tente evitar esses locais até conseguir ter força de vontade para não ceder à tentação.

Mantenha um diário alimentar

Uma boa maneira de manter ou perder peso é manter um diário alimentar. Anotar tudo o que come, vai incentivá-la a pensar sobre as suas escolhas alimentares durante o dia, a considerar o que já comeu e o que pretende comer mais tarde. Isto vai permitir que faça escolhas conscientes com mais frequência e, por consequência, a reduzir a ingestão de calorias. Dica: tente incluir tudo o que come, até mesmo bebidas, molhos, condimentos, para ter a noção se anda a assimilar calorias extras sem se dar conta.

Encha meio prato com vegetais

Para evitar comer o que não deve, encha automaticamente metade do prato com salada ou vegetais, isto vai evitar que coloque grandes porções de carne e carbohidratos no prato. Dica: faça isso em todas as refeições e tenha em mente que, mesmo usando o método do prato menor, esta regra aplica-se na mesma.

Tome o pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia por alguma razão. Estudos comprovam que comer no início do dia origina uma menor ingestão de comida durante o dia. Enquanto que quem não o toma, tende a consumir calorias extras por ter evitado uma refeição. Dica: se não sente fome logo pela manhã, comece aos poucos. É possível treinar o corpo a sentir fome e a desfrutar do pequeno almoço.