5 Usos que Pode Dar ao Mel de Manuka

Por: Helena Pavão
Publicado em 29/05/2015

O mel de Manuka não é o típico mel que encontra no supermercado. Considerado um super mel, o mel de Manuka tem origem puramente nas flores. Com uma textura mais grossa, este mel tem imensos benefícios para a saúde. Veja aqui como usar o mel de Manuka no dia-a-dia.

Queimaduras e cortes

O mel de Manuka é uma ótima alternativa natural para curar pequenos cortes e queimaduras. Basta aplicar um pouco de mel diretamente na zona afetada para diminuir a dor e inflamação. O mel já por si é rico em propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, mas o mel de Manuka ainda é mais poderoso que o mel comum.

Tratamento facial

O mel de Manuka pode ser usado para limpar e nutrir a pele. O mel hidrata e mantém a hidratação, assim como desinfeta. Também ajuda a limpar os poros e a iluminar a pele. Pode usá-lo como uma máscara durante a noite. Basta espalhar mel no rosto todo ou aplicá-lo apenas em cima de borbulhas e espinhas como tratamento anti-acne.

Dormir

Como a maioria do mel, este tipo de mel também contém um pouco de triptofano, um aminoácido, que ajuda a induzir o sono. Uma colher de chá de mel de Manuka misturado com um copo de leite morno é um ótimo remédio para dormir.

Alergias

O mel Manuka é derivado do pólen (como todos os outros tipos de mel), que é uma causa comum de alergias. Pode prepara o corpo ao consumir regularmente mel alguns meses antes da temporada das alergias para a ajudar o corpo a habituar-se ao pólen e combater as alergias.

Gengivite

Rico em propriedades antibacterianas, basta aplicar o mel de Manuka diretamente na gengiva ou misturar com a pasta de dentes para combater a placa bacteriana e até mesmo tratar a gengivite.