4 Benefícios do Óleo de Coco

Por: Helena Pavão
Publicado em 23/12/2014

Já alguma vez imaginou ser possível usar um mesmo ingrediente para cozinhar, hidratar a pele e o cabelo e remover a maquilhagem? Um ingrediente que tem este tipo de utilidade tão abrangente é o óleo de coco. Se precisa de uma solução rápida e saudável ao nível da beleza e da saúde, o óleo de coco é uma boa opção. Veja aqui como incorporar o óleo de coco na sua rotina diária.

Hidratante

Se aplicar um pouco de óleo de coco nas mãos, vai notar imediatamente a hidratação da pele. Como hidratante, o óleo de coco é muito mais hidratante do que muitos cremes hidratantes típicos, porque o óleo penetra as camadas profundas da pele, fortalecendo os tecidos subjacentes. Também ajuda a remover as células mortas da pele, tornando a pele mais suave e luminosa. Pode usar como hidratante do rosto e do corpo. O melhor é que este óleo é rapidamente absorvido pela pele, sem esta ficar oleosa.

Máscara de cabelo

Assim como o óleo de coco hidrata a pele, este também ajudará a hidratar o cabelo, dando-lhe uma textura sedosa e brilhante. Basta aquecer cerca de 3 a 5 colheres de sopa de óleo de coco no microondas. Depois de ter arrefecido, aplique no cabelo como qualquer qualquer máscara de cabelo. Coloque uma touca de banho de plástico e deixe o óleo atuar enquanto dorme. Quando acordar, lave o cabelo e o cabelo estará muito macio e brilhante. 

Desmaquilhagem

Outro uso para o óleo de coco é a capacidade suave de remover maquilhagem. Antes de lavar o rosto, aplique um pouco na zona dos olhos para remover o rímel. Dica: pode colocar óleo de coco nas pestanas para incentivar o crescimento natural destas.

Óleo de Cozinha

O óleo de coco também é um dos óleos mais saudáveis para usar na cozinha. Ao contrário das gorduras animais, que são constituídos de triglicéridos de cadeia longa (LCT), óleo de coco é constituído por triglicéridos de cadeia média (TCM). MCTs são processados pelo metabolismo mais rapidamente do que LCTs. Muitos óleos saudáveis (como azeite e o óleo de linhaça) dividem-se em compostos prejudiciais, quando aquecidos a temperaturas elevadas. Mas o óleo de coco permanece estável em temperaturas elevadas, por isso é uma ótima opção para usar na cozinha. Para cozinhar, deve usar o óleo de coco não refinado, ou virgem. Dica: compre sempre óleo de coco extra virgem/não refinado, pois é o mais semelhante ao óleo de coco natural. Para cozinhar, verifique o óleo de coco indica se suporta temperaturas elevadas, e não apenas o calor médio.