Soluções para Evitar as Pernas Cansadas

Por: Helena Pavão
Atualizado em 05/06/2014

Esperar em longas filas de espera, correr de um lado para o outro, estar o dia todo em pé, são algumas das razões para ter as pernas cansadas. Mas basta fazermos algumas alterações na rotina diária para ajudar a diminuir ou até mesmo a evitar este tipo de cansaço das pernas.

Causas

O esforço físico, a temperatura ou até mesmo o tipo de pé podem influenciar as pernas e aumentar o cansaço. Isto acontece porque as articulações do arco do pé podem atrofiar quando anda a pé ou está em pé por longos períodos de tempo. Se não usar sapatos com bom apoio, pode desenvolver problemas nos pés, pernas e até mesmo nas costas.

Prevenir

Uma das melhores maneiras de prevenir algum eventual cansaço é ter em conta o seu calçado e o que vai fazer antes de sair casa. A escolha errada de sapatos pode desencadear problemas nos pés e por consequência nas pernas. Se vir que vai andar muito, convém ter um par de sapatos confortáveis, como umas boas sapatilhas ou botas confortáveis. Se necessita de usar salto alto ou sabrinas, pode sempre investir numa boa palminha para amortecer o impacto ao caminhar. Se tem o pé muito arqueado, já existem produtos que podem ser colocados nessa zona que preenchem esse espaço, reduzem a pressão exercida e ajudam a fornecer um apoio e alívio instantâneos.

Cuidar

Sofrer de pernas cansadas é uma sensação horrível e, às vezes, difícil de evitar, mas existem algumas mesinhas caseiras que ajudam a obter alívio imediato.

  • Água quente e uma colher de sopa de sal: mergulhe as pernas na água durante 15 a 20 minutos.
  • Banho de água quente: se não tem tempo para colocar as pernas de molho, durante o duche, assegure que os seus pés ficam submersos na água e depois aplique nas pernas jatos de água quente em intervalos frequentes.
  • Esticar e dobrar: se está com cãibras, com os dedos da mão vá pressionando o músculo da barriga da perna, segurando-o por 15 a 20 segundos. Dá um alívio imediato. Depois, estique as pernas até sentir o músculo a esticar e, de seguida, lentamente dobre as pernas. Vá bebendo água para ajudar no alívio da dor.
  • Óleo de fígado de bacalhau e sumo de laranja: misture uma colher de sopa deste óleo com o sumo e beba antes de dormir.
  • Mel, sumo de limão e água morna: misture tudo. Não só alivia a dor e as pernas cansadas, como rejuvenesce.
  • Alimentos ricos em cálcio, fibras, proteínas e vitamina E: em quantidades adequadas, ajudam a evitar o cansaço das pernas.
  • Compressas de gelo: aplique as compressas nas articulações, mantendo os pés numa posição elevado durante 10 a 15 minutos.
  • Descanso: descanse o suficiente para proporcionar alívio às pernas. Pode sempre colocar uma almofada nos pés. A elevação ajudará a aliviar o cansaço.