Como Prevenir os Sintomas de Ressaca?

Por: Helena Pavão
Publicado em 08/02/2015

Seja para celebrar uma ocasião especial, uma época festiva ou simplesmente uma saída à noite entre amigos, um brinde com uma bebida alcoólica é sempre uma maneira de festejar. Para evitar os excessos de uma noite mais vale prevenir do que remediar. Aprenda aqui algumas maneiras simples de prevenir uma ressaca terrível.

Cocktails e água

Manter-se hidratada é a solução número um para conseguir evitar uma ressaca. Os tecidos que envolvem o cérebro são constituídos, maioritariamente, por água e a desidratação faz com que esses tecidos encolham, criando uma pressão na cabeça. Como álcool pode levar à desidratação, tente alternar entre cocktails e água durante a noite. Também é boa ideia beber uma boa quantidade de água antes de ir dormir.

Comer

Muitas vezes, quando saímos tendemos a não nos preocuparmos muito com o que comemos. Mas comer uma boa refeição antes de beber é extremamente importante. Se beber com o estômago vazio, isso fará com que o álcool seja mais rapidamente absorvido. Logo se comer alguns alimentos ricos em nutrientes, ajudará a proteger o estômago e a evitar a comer o que não deve no final da noite.

Qualidade

Outra maneira de evitar uma ressaca é beber com qualidade. Estudos comprovam que a qualidade do álcool que bebe têm mais propensão a originar ressacas mais agressivas devido a terem um teor congénere mais elevado. Isto resulta do processo de fermentação ou destilação. As bebidas alcoólicas mais caras são filtradas mais vezes e o álcool tende a ser mais limpo, logo a intoxicação será menor. Quando se trata de álcool, mais vale escolher qualidade e não quantidade.

Eletrólitos

Quando se fica desidratada, o corpo perde, mas também eletrólitos. Para restabelecer os níveis de eletrólitos, consuma alimentos ricos em potássio, como, por exemplo a banana ou espinafres. Algumas bebidas energéticas e/ou desportivas também contêm eletrólitos, mas antes de as consumir verifique a quantidade de açúcar para não consumir uma quantidade absurda de açúcar.