9 Truques para Acabar de Vez com a Barriga Inchada
Sente-se um pouco inchada? Gostaria de ter uma barriga lisa? O inchaço abdominal não só parece mau, como também pode causar desconforto físico. Mas o inchaço do estômago é uma condição que pode evitar facilmente, tomando algumas precauções simples. Veja como evitar a barriga inchada e sentir-se melhor.
Evite a obstipação
A ingestão de pouca fibra, poucos líquidos e a pouco atividade física pode levar à obstipação, que pode originar inchaço. Para evitar isso, deve ter uma dieta rica em fibras (25 gramas por dia para as mulheres) com grãos integrais, frutas, verduras, legumes, nozes e sementes. Além disso, deve beber bastantes líquidos (6-8 copos por dia) e praticar a atividade física pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
Não coma muito rápido
Comer muito rapidamente e não mastigar corretamente os alimentos podem levá-la a assimilar ar que leva ao inchaço. Então, deve comer devagar e apreciar a comida. As refeições devem durar pelo menos 30 minutos. Além disso, tenha em conta que a digestão começa na boca e que pode diminuir o inchaço só de mastigar bem os alimentos. Há um outro benefício por comer devagar. Quando demora a mastigar, aprende a saborear comida, lanche ou refeição e torna-se mais gratificante. Se comer mais devagar, vai acabar a comer menos.
Não abuse nos refrigerantes
O gás dos refrigerantes (mesmo os chamados light) pode causar com que o ar fique preso na barriga. Em vez disso, beba água aromatizada com limão, ou pepino. Ou então, reduza no consumo de refrigerantes. Experimente beber um pouco de chá de hortelã-pimenta como bebida calmante que pode ajudar a reduzir o inchaço .
Não exagere na pastilha elástica
Mascar chiclete pode levar a engolir ar, o que pode causar inchaço. Se tem o hábito de mascar pastilha elástica, alterne com um caramelo ou consuma um lanche saudável, rico em fibras, como frutas, legumes.
Cuidado com os alimentos sem açúcar
Muitas mulheres sofrem de inchaço, porque consomem muitos alimentos e bebidas adoçadas artificialmente e isso pode levar ao inchaço. Os especialistas recomendam consumir apenas 2 ou 3 porções de alimentos e bebidas adoçadas artificialmente por dia.
Limite o consumo de sódio
Alimentos altamente processados tendem a ser ricos em sódio e pobre em fibras, o que pode contribuir para que a sensação de inchaço. Esteja atenta aos rótulos dos alimentos: não deve ter mais do que 500 mg de sódio por porção em qualquer produto. Tenha em conta os rótulos que dizem "sem sódio", "baixo teor de sódio" ou "baixo em sódio".
Cuidado com feijão
Se não está habituada a comer feijão, isto causar aquela sensação de inchaço. Assim, como toda a família de vegetais crucíferos, como bróculos, couve de bruxelas e couve flor. Não significa que deve deixar de consumir este tipo de alimentos. Deve, simplesmente, introduzi-los na sua alimentação aos poucos até que o corpo se habitue aos compostos que podem, inicialmente, causar gás.
Faça pequenas refeições várias vezes ao dia
Em vez de três grandes refeições por dia, tente fazer refeições menores com mais frequência. Isso ajuda a mantê-la livre da sensação de inchaço que acontece, muitas vezes, com as grandes refeições. Comer com mais frequência também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e controlar a fome. Então, faça cerca de 5 a 6 pequenas refeições por dia, mas certifique-se de que a quantidade de alimentos e calorias são proporcionais às suas necessidades.
Experimente alimentos e bebidas anti-inchaço
O chá de hortelã, gengibre, abacaxi, salsa e iogurtes contêm probióticos podem ajudar a reduzir o inchaço. Veja 3 Chás que Acabam com a Barriga Inchada.