Cabelo Com Volume

Um cabelo com volume é sempre sinónimo de um cabelo cuidado, bonito e saudável, mas que nem sempre é fácil de conseguir.

Aprenda algumas dicas essenciais para conquistar um cabelo volumoso e repleto de movimento.

Lavagem

A oleosidade é um dos principais fatores na origem do cabelo pesado e sem volume, sendo a lavagem o passo mais importante para umas madeixas soltas e com movimento. Opte por uma linha de champô e amaciador para cabelos finos, das gamas de volume, que ajudará a limpar em profundidade o cabelo. Durante a lavagem, evite a água quente, já que esta irá estimular ainda mais a produção de sebo. Mesmo que não consiga lavar a cabeça com água morna, finalize com um jato de água fria, para fechar os poros.

Secagem

Ainda com o cabelo húmido, aplique uma pequena quantidade de espuma nas mãos e espalhe na raiz dos cabelos. Usando a temperatura fria ou média do secador, comece a secar o cabelo a partir da nuca, com a cabeça virada para baixo. Por fim, finalize puxando as madeixas para cima, com os dedos, enquanto direciona o ar do secador, no sentido ascendente, para um eficaz levantamento da raiz.

Corte

Escolher o melhor corte é um dos principais passos para um cabelo naturalmente volumoso. Esqueça os cortes a direito ou demasiado compridos, que deixam o cabelo ainda mais pesado, e aposte nos cortes em camadas e escadeados, à medida dos ombros. Além de conferirem uma maior leveza ao cabelo, os cortes em camadas criam a ilusão de cabelo mais volumoso, especialmente quando escadeado em torno do rosto e nas laterais.

Produtos

Além de optar por linhas de limpeza específicas, o seu cabelo poderá ganhar ainda mais volume se apostar em espumas ou produtos em pó, especialmente desenvolvidos para dar volume, a partir da raiz do cabelo. Utilize apenas produtos indicados para o efeito e evite o uso de modeladores, como o gel, que vão fazer o cabelo pesar mais.

Como dar volume?

Rolos

Para um efeito de maior volume, especialmente junto à raiz, o truque passa por aplicar os clássicos rolos. Comece por aplicar três rolos largos no cimo da cabeça e outros dois na zona das têmporas. Aguarde cerca de uma hora. Retire os rolos com cuidado e modele as ondas com os dedos, de modo a manter o volume criado.

Coque

Mais prático que aplicar rolos, fazer um coque alto é uma forma fácil e rápida de dar um ondulado volumoso e altamente natural aos seus cabelos. Para isso, basta secar o cabelo parcialmente, até que fique apenas húmido. De seguida, e sem pentear, puxe todo o cabelo para cima, como se fosse fazer um rabo-de-cavalo e enrole-o num coque bem alto. Deixe o cabelo preso até que seque totalmente. No final, terá um cabelo visivelmente mais encorpado e cheio de movimento.

Atualizado em 05/09/2013