Unhas de Gel: Como Voltar para as Unhas Naturais

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Está pronta para deixar as unhas de gel e voltar para as unhas naturais? Seja qual for a razão pela qual quer voltar às unhas básicas, as dicas que temos para si vão ajudá-la cuidar e a melhorar a saúde das suas unhas naturais.

Unhas saudáveis 

As unhas falsas ou artificiais, não interessa o quão bonitas são, danificam a saúde das unhas. Muitas das mulheres que usam unhas artificiais, quando tentam voltar para as unhas naturais, ficam surpreendidas com a fragilidade das unhas. As substâncias químicas envolvidas na aplicação das unhas falsas podem causar danos às unhas. Dependendo do grau de desgaste e da saúde da unha antes da aplicação, os danos podem variar.

Remover o gel

O primeiro passo para a melhorar a saúde da unha natural é remover o material de gel ou acrílico. Isto deve ser feito profissionalmente (mas existem maneiras de retirar em casa com o uso de acetona pura). Tenha em mente é que a acetona seca demasiado e por isso deve usar o produto com calma. Para não correr o risco, deve optar p elaremoção profissional das unhas artificiais para minimizar danos adicionais. Uma vez que as unhas falsas são removidas, a unha natural pode parecer irregular, seca e quebradiça. Como a unha natural não tem recebido oxigénio e sofreu diminuição da estimulação, tanto a aparência como o crescimento da unha tendem a atrofiar.

Passos a seguir

  • Manicures semanais: embora seja uma despesa adicional, isto vai ajudar a estimular a circulação da unha, promovendo o crescimento. Se preferir uma manicure em casa, basta encher uma tigela com água morna, e deixe os dedos e as cutículas de molho durante 10 minutos e depois faça uma massagem estimulante em cada mão.
  • Óleo para a cutícula: este óleo tal como a vitamina E ou óleo de azeite. Este deve ser aplicado durante a massagem. As vitaminas essenciais encontradas neste tipo de óleos naturais ajuda a promover o crescimento das unhas saudáveis.
  • Cortar as unhas: como unhas começam a crescer, deve mantê-las curtas. Não tenha pressa em deixar a unha natural longa. Em vez disso, cuide da saúde geral da unha. Unhas finas, danificadas que crescem rapidamente dificilmente aguentam muito tempo. .
  • Aplicar produtos de fortalecimento: muitos vernizes reforçam a unha e têm propriedades estimulantes. Encontre um verniz base que ajude a fortalecer a unha e aplique o produto a cada três dias, se necessário.
  • Evitar cores: apesar de ainda poder pintar as unhas, a menor exposição a produtos químicos é melhor para as unhas fortificarem.
  • Tratar qualquer infeção: as unhas de gel que ficam levemente separadas da unha, podem ser propícias para ganhar fungos e bactérias. Se as unhas ficaram finas ou sem cor, ou se tiver vermelhidão ou dor, consulte o médico imediatamente para tratamento. 

Tenha Paciência

Voltar às unhas naturais após unhas de gel é um processo que requer paciência e expectativas realistas. Uma vez que está habituada à durabilidade e espessura das unhas artificiais, as unhas naturais tendem a não ser tão apelativas. Tenha em mente os benefícios a longo prazo de unhas naturais incluem menos manutenção e menos exposição química, já para não falar das reduções de custo. Uma vez que as unhas voltem a um estado saudável, basta continuar a tratá-las bem e pintá-las à vontade.