Tratamento para Estrias

Atualizado em 14/02/2015

Ainda que as estrias nunca desapareçam totalmente, através de alguns tratamentos e cuidados especiais, a cor das cicatrizes poderá ir clareando, bem como a sua profundidade, que acaba por diminuir, tornando-se menos visíveis.

  • Os tratamentos cosméticos são a melhor forma de assegurar a hidratação profunda que a pele necessita, de modo a recuperar e manter a elasticidade. Assim, a aplicação de cremes e loções próprias para estrias, é a melhor forma de prevenir e tratar o seu aparecimento, nas zonas mais problemáticas, como a barriga, seios, ancas, glúteos e coxas.

  • Para combater as estrias, minimizando-as gradualmente, é importante que siga um tratamento específico, aplicando localmente um creme para estrias, que poderá encontrar à venda em farmácias. O tratamento deverá ser feito durante 6 a 8 semanas, massajando as áreas problemáticas, para que a pele possa absorver todo o produto. Se o tratamento for cumprido diariamente, rapidamente irá notar os primeiros resultados.

  • Ainda que não exista cirurgia específica para o problema, no caso das estrias mais acentuadas, decorrentes de uma gravidez ou perda de peso acentuada, é possível recorrer a tratamentos a laser, que ajudam a minimizar a cor avermelhada e as linhas mais profundas.

  • No processo de prevenção e combate às estrias, também a alimentação saudável e a ingestão de bastantes líquidos é fundamental, sendo recomendável beber cerca de 2 litros de água diariamente.

Como Surgem?

Na origem do aparecimento das estrias estão fatores hormonais, desencadeados durante a puberdade, gravidez, doenças ou mesmo devido a alterações acentuadas de peso.

Estas lesões na pele resultam de uma desequilíbrio nas células da pele, responsáveis pela produção de colagénio e elastina, diminuindo, assim, a sua consistência e elasticidade. Como consequência, a pele torna-se mais fina e as estrias mais visíveis, com o tempo.

Ainda que as lesões das estrias aconteçam internamente, as cicatrizes mais profundas resultam da progressiva perda de elasticidade da pele, acabando por se tornar mais visíveis.

Estrias na Gravidez

Durante a gravidez, é bastante comum o aparecimento de estrias que afetam, sobretudo, a barriga e os seios. As estrias surgem, na maioria dos casos, entre o quarto e o sexto mês de gravidez, altura em que o colagénio e a elastina da pele deixam de conseguir suportar a pressão, acabando por romper, devido ao aumento de peso e às alterações hormonais.

  • Atualmente, são várias as soluções capazes de prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez, sendo que os produtos especificamente desenvolvidos para grávidas são os que asseguram os melhores resultados. Através das fórmulas hipoalergénicas, de origem natural, livres de parabenos, fenoxietanol e ftalatos, os cremes e loções para prevenir e reduzir estrias durante a gravidez são a aposta mais eficaz e segura.
  • É recomendável que a aplicação dos cremes para estrias seja combinada com uma alimentação equilibrada e com a ingestão de bastante água.
  • É também importante que, no período do pós-parto, continue a dedicar especial atenção às estrias, já que o corpo estará a passar por novas alterações.