Como Eliminar Estrias

Atualizado em 14/02/2015

Saiba como eliminar estrias, mantendo a sua pele livre de lesões e das inestéticas marcas, que afetam, sobretudo, barriga, seios, ancas e coxas.

Causas

Na sequência de uma gravidez ou de alterações acentuadas de peso, seja por engordar, emagrecer, ou devido à prática da musculação, é comum o aparecimento de estrias brancas ou vermelhas, que denunciam a falta de elasticidade da pele.

Para evitar o aparecimento de estrias, é importante adotar alguns cuidados diários, especialmente nos meses em que o corpo apresenta as maiores mudanças.

Cremes

Eficazes na estimulação da produção de colagénio, responsável pela elasticidade e consistência da pele, os cremes e loções para estrias são a melhor forma de prevenir o seu aparecimento. Ao hidratar a pele em profundidade, através de produtos próprios, a pele acabará por se tornar mais resistente às distensões a que o corpo está sujeito, evitando o aparecimento de lesões.

Ao recorrer à cosmética para evitar estrias, estará a atuar localmente, já que o tratamento consiste em massajar diariamente as áreas mais problemáticas, como barriga, seios, ancas, glúteos e coxas.

Alimentação

Para evitar o aparecimento de estrias, decorrente da progressiva perda de elasticidade da pele, é importante que adote hábitos alimentares saudáveis. A ingestão de cerca de 2 litros de água por dia é outro dos gestos mais importantes a fazer pela saúde da sua pele, que, desta forma, irá manter-se hidratada e bastante mais flexível.

Gravidez

Entre o quarto e o sexto mês de gravidez, é comum começarem a surgir estrias na barriga e nos seios, que são as zonas sujeitas às maiores distensões. Para evitar o seu aparecimento, é aconselhável a aplicação de cremes anti-estrias, desde o início da gestação, que irão estimular a produção de colagénio.

Se está grávida, aposte em produtos especialmente concebidos para o período da gestação, que apresentam fórmulas hipoalergénicas, de origem natural e sem parabenos.

É importante que mantenha o mesmo ritual no período do pós-parto, já que o corpo estará novamente sujeito a grandes mudanças.

Também lhe pode interessar: