Como Evitar Pêlos Encravados

Atualizado em 14/02/2015

Saiba como evitar pêlos encravados, que têm tanto de comum, quanto de inestético. Cuidar da pele e apostar em métodos depilatórios que tornem os pêlos mais finos e lisos são os passos mais importantes.

Esfoliação

Antes de qualquer outro passo, a esfoliação da pele é o cuidado mais eficaz na prevenção do aparecimento de pêlos encravados. Ao esfoliar o corpo, estará a livrar a pele das células mortas, deixando-a mais lisa e fina. A esfoliação deverá ser feita dias antes da depilação, para evitar irritações cutâneas.

Se não quiser investir num esfoliante próprio para o corpo, misturando açúcar e óleo de amêndoas doces, poderá esfoliar as pernas, afinando a pele e evitando que os pêlos encravem.

Hidratação

Uma pele devidamente hidratada é essencial para evitar pêlos encravados, sendo aconselhável a aplicação diária de cremes ou loções hidratantes, que tratem as regiões mais secas. Ainda assim, é de evitar a aplicação destes produtos imediatamente após a depilação.

Depilação

  • Uma boa forma de evitar a formação de pêlos encravados será alternar, sempre que possível, os métodos de depilação, por exemplo, entre cera e lâmina.
  • No caso de fazer a depilação com lâmina, utilize sempre espuma depilatória e faça-o no sentido do crescimento do pêlo.
  • Evite a exposição solar no dia da depilação, para minimizar os riscos de surgirem pequenos pontos vermelhos, decorrentes da irritação cutânea.
  • A depilação definitiva é a forma mais eficaz e duradoura de manter a sua pele livre de pêlos encravados.

Outras passos importantes, passam por evitar usar roupas demasiado justas, especialmente nas pernas, já que poderão irritar a pele, promovendo o aparecimento de pêlos encravados. Na hora do banho, evite a água demasiado quente e os banhos mais demorados.