Tipos de Depilação

Atualizado em 14/02/2015

Atualmente, são vários os tipos de depilação ao dispor das mulheres, cada um deles adequado a diferentes necessidades, tipos de pêlo e zonas do corpo.

Das formas de depilação mais rudimentares até à depilação definitiva, fique a par das vantagens e desvantagens dos diversos tipos de depilação.

Métodos de Depilação

Lâmina

Além ser a forma de depilação mais económica, é rápida, indolor e ideal para uma emergência. Contudo, é a forma que apresenta uma menor durabilidade, já que apenas corta o pêlo à superfície. Este método é indicado exclusivamente para pernas, axilas e virilhas, não devendo ser utilizado em peles sensíveis.

Creme Depilatório

creme depilatório

De fácil aplicação e muito prático, o creme depilatório é aplicado na zona a depilar, deixando atuar durante alguns minutos e removendo com a ajuda de uma esponja e água. Uma vez que o produto não atua ao nível da raiz, não é uma solução duradoura. É aconselhável utilizar apenas na parte inferior das pernas, já que poderá provocar irritações em áreas mais sensíveis.

Cera Fria

Ainda que se trate de um processo moroso e que provoca alguns desconfortos, a depilação com cera a frio é um dos métodos mais populares, já que extrai o pêlo desde a raíz, assegurando resultados que duram semanas. A depilação com cera fria pode ser utilizada por todas as mulheres, em todas as áreas do corpo.

Cera Quente

cera quente

Mais utilizado em centros de estética, o método da cera quente apresenta uma longa duração, ficando livre de pêlos durante cerca de um mês. Atualmente, poderá encontrar várias opções de cera que podem ser aquecidas em casa, no micro-ondas. Este tipo de depilação pode provocar alguma dor, dependendo sempre dos casos e da sensibilidade da pessoa em questão.

Depiladora Elétrica

Além de conseguir bons resultados, a depilação feita com aparelhos elétricos apresenta uma grande durabilidade, já que extrai o pêlo pela raiz. Ainda que seja um método ligeiramente doloroso e que causa desconforto a algumas mulheres, são cada vez mais as máquinas depiladoras capazes de minimizar essa desvantagem. Esta forma de depilação é apenas eficaz quando o pêlo já tem um tamanho razoável, sendo especialmente indicada para pernas e virilhas.

Depilação Definitiva

Depilação a Laser

Considerada um dos métodos mais seguros de depilação definitiva, a depilação a laser surge sob diversas formas, com diferentes energias e potências, consoante o tipo de pêlo e região a depilar. A grande mais-valia da depilação a laser passa pela sua eficácia, que assegura resultados satisfatórios, podendo ser utilizada em qualquer parte do corpo. Ainda que possa provocar alguma dor e deixar a pele sensível, a depilação a laser não acarreta quaisquer danos para a pele.

Fotodepilação

À semelhança da depilação a laser, o método de fotodepilação, ou de luz pulsada, baseia-se no recurso a fontes de luz. Na fotodepilação, são utilizadas luzes de diferentes cores e comprimentos de onda, que variam consoante o tipo de pêlo, já que os filtros são sempre adequados às necessidades de cada caso. Este método é especialmente indicado para depilar peles claras e regiões mais delicadas e de pêlo fino, como o rosto.