Queda de Cabelo Feminina

Atualizado em 14/02/2015

São vários os problemas que podem estar na origem da queda de cabelo, sendo necessário conhecer as suas causas, para um tratamento rápido e eficaz.

Causas

  • Os fatores genéticos são uma das principais causas da queda de cabelo, já que esta é uma caraterística frequentemente herdada de um familiar próximo, como pai ou mãe, com o mesmo problema.
  • Muitas vezes, na origem de períodos de maior queda de cabelo, encontram-se défices de nutrientes, sendo que uma alimentação pouco saudável irá potenciar desequilíbrios capilares.
  • Desequilíbrios emocionais, em períodos marcados pela ansiedade e stress extremos, afetam todo o corpo, incluindo o couro cabeludo, o que se reflete na perda de cabelo.
  • Colorações e outros tratamentos químicos podem provocar reações indesejáveis no couro cabeludo, sendo que o seu uso excessivo poderá tornar-se agressivo, comprometendo a saúde do cabelo.
  • Ainda que, muitas vezes, o cabelo se torne mais forte e espesso durante a gravidez, a verdade é que as mudanças hormonais podem originar maiores perdas de cabelo, especialmente no período após o nascimento.
  • Decorrente da falta de ferro no organismo, um dos principais sintomas da anemia passa pela perda de cabelo, em quantidades significativas.
  • Alguns comportamentos diários de risco, como prender demasiado o cabelo, ou mesmo escová-lo sem grandes cuidados, podem provocar traumas nos fios capilares, originando a sua queda.
  • Afetando a saúde capilar, infeções e irritações no couro cabelo podem levar à perda de cabelo, uma vez que a escamação típica destes casos irá deixar toda a região fragilizada.
  • A queda de cabelo é, muitas vezes, apresentada como um efeito secundário, aquando da toma de alguns medicamentos.

Tratamento

Antes de começar a tratar a queda de cabelo, é essencial reconhecer a origem, de modo a solucionar eficazmente o problema. Atualmente, são vários os tratamentos indicados para a queda de cabelo, seja ao nível dos suplementos alimentares ou dos fortificantes capilares.

A variedade de tratamentos disponíveis vai desde os produtos de cosmética, à venda em hipermercados, até à medicação por via oral ou tópica, sem esquecer os tratamentos cirúrgicos, como o transplante capilar.

Em qualquer situação de queda de cabelo, é sempre aconselhável consultar um dermatologista, que irá indicar o melhor tratamento para o seu caso.