Lavanda: Aprenda a Plantar em Casa

Por: Helena Pavão
Atualizado em 29/05/2014

Se visitar a costa do Mediterrâneo ou os vales quentes e secos do interior que ficam ao longo da costa do Pacífico, vai encontrar campos de lavanda aromática por todo o lado. Com fins decorativos ou mesmo medicinais, as flores de lavanda produzem um néctar rico que dá origem a um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. Nem todas vivemos nestes paraísos, mas mesmo com temperaturas diferentes, é possível criar lavanda se souber mimá-la. Siga as nossas dicas para poder plantar corretamente e desfrutar destas flores perfumadas.

Vasos

Comece com vasos grandes, porque as plantas de lavanda podem crescer até ao tamanho de pequenos arbustos. Vasos com 30 a 40 centímetros são ótimos. Encha 2,5 a 5 cm do fundo do recipiente com cascalho para facilitar a drenagem. Adicione uma colher de sopa de limão e depois de encha o recipiente. Coloque uma planta no centro de cada vaso e coloque-a de modo a que o topo desta esteja cerca de 2 cm acima da linha do solo.

Fertilizante

Uma forma de estimular o crescimento desta planta é espalhar "pellets" de alfalfa, cerca de meia chávena, sobre a superfície de cada vaso.

Mulch

Esta cobertura para raízes de plantas feita com terra e estrume ou palha ou com brita e seixos brancos, ajuda a refletir a luz para as plantas, ajudando no seu crescimento. Também ajudam a manter o ar a circular para que o caules da lavanda sequem rápido e não apodreçam.

Sol

Deve colocar o(s) vaso(s) num local que tenha sol pleno durante oito horas diárias, porque a sombra reduz o crescimento e a fragrância da lavanda. Em zonas mais frias, coloque os vasos sobre uma superfície de cimento para aumentar o calor do sol.

Água

Deve regar quando sentir que a terra está seca ao toque. Coloque na água um fertilizante solúvel para ajudar a crescer.

Dicas para colheita

  • Corte os ramos da lavanda mal brote a mais pequena flor. Faça o corte um pouco acima do primeiro conjunto de folhas. Cor será mais viva quando seca.
  • Colha os ramos no início da manhã. A fragrância é mais forte e as flores vão manter a maioria dos óleos de perfume presente, mesmo quando secas.
  • Continue o corte dos ramos para incentivar o crescimento. As plantas podem florescer até três vezes durante um verão.
  • A lavanda deve ser seca aos molhos, pendurados de cabeça para baixo e num local quente e escuro, para a cor ser mais vibrante. Os óleos mais essenciais também serão mantidos.