Como Evitar Reações Alérgicas à Maquilhagem?

Por: Helena Pavão
Publicado em 07/04/2015

Se tem uma pele extremamente sensível, irritada, então poderá estar a ter alguma reação alérgica à maquilhagem. Veja aqui algumas dicas e truques de maquilhagem para evitar alergias.

Reações alérgicas

As reações alérgicas são uma forma do corpo responder a um invasor, neste caso, um ingrediente cosmético. Embora o sistema imunológico seja para combater as infeções, no caso das alergias, o corpo reage à substância estranha, o antigénio, que pode fazer com que ganhe alergias a um produto cosmético que sempre usou sem problemas. Existem dois tipos de reações da pele: dermatite irritativa e dermatite alérgica. Estes problemas de pele podem originar sintomas como simples irritações e erupções cutâneas como pode dar origem a alergias que, uma vez desenvolvidas, podem ficar durante anos. A dermatite irritativa ocorre quando a pele fica danificada, incluindo sintomas como vermelhidão, queimaduras, prurido e bolhas. A dermatite alérgica ocorre devido a uma alteração no sistema imunológico.

Produtos de beleza a ter em conta

São as fragrâncias e os conservantes os ingredientes mais comuns que tendem a causar reações alérgicas. A maioria desses produtos incluem gel de banho, tinta de cabelo, desodorizantes, gel de limpeza, rímel, sombras, hidratantes, champôs, batons e vernizes. Outro produto que também tende a causar reações alérgicas é o protetor solar.

Como evitar reações alérgicas?

Maquilhagem

Uma maneira de evitar possíveis é evitar a maquilhagem ou colocar o mínimo possível.

Testar

Antes de comprar e/ou aplicar qualquer produto, faça o teste da pele. Coloque um pouco do produto por trás da orelha ou na parte interna do cotovelo e espere entre 48 a 72 para ver qualquer reação. Se sentir qualquer tipo de desconforto ou qualquer inchaço, coceira ou ardor, não use esse produto.

À prova d'água

Se não consegue abdicar da maquilhagem, opte por maquilhagem à prova de água Estes produtos tendem a ter menos produtos químicos para uma maior durabilidade, logo há uma possibilidade menor a ter uma reação.

Perfume

Se o seu sistema imunológico reage a determinados ingredientes que podem causar uma erupção, então lembre-se: não há qualquer fragrâncias seguras. Assim, se aplicar o perfume nas roupas, e não na pele pode ajudar a reduzir o risco de reação na pele.

Rótulos

Só porque um rótulo indica que é orgânico ou dermatologicamente testado, não significa que o produto seja seguro para usar.

Pincéis

Limpe regularmente os pincéis de maquilhagem com uma compressa embebida em álcool. Este tipo de material tende a acumular muita sujidade e, se não limpar regularmente, existem uma maior probabilidade de ter uma reação alérgica.

Maquilhagem de olhos

Se tende a ficar com os olhos aguados, então evite a maquilhagem de olhos, principalmente se usa lentes de contacto. As partículas das sombras podem soltar e cair na córnea causando irritação. Se quer usar rímel na mesma, aplique apenas nas pontas superiores das pestanas.