Branqueamento Dentário: Caseiro ou Profissional?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Qualquer mulher deseja ter um sorriso mais radiante e dentes mais brancos, mas nem sempre o tratamento de branqueamento dentário é simples ou mesmo acessível a todos. Existem muitos dentífricos que prometem resultados eficazes e iguais aos branqueamentos profissionais, mas a verdade em que nem todos são assim tão eficazes. Aprenda aqui as diferenças entre o branqueamento dentário com dentífricos, kits caseiros e o branqueamento dentário feito por profissionais.

O que é?

O branqueamento dentário é uma técnica que torna os dentes mais claros sem os desgastar, através de um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, onde gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração.

Branqueamento dentário com dentífricos

Já existem dentífricos que asseguram resultados de branqueamento equivalentes aos tratamentos feitos por profissionais, mas em geral, não têm a mesma eficácia. O ideal é optar por este tipo de dentífricos como algo complementar e não como uma alternativa ao branqueamento dentário.

Branqueamento dentário com kits

Uma boa alternativa ao branqueamento profissional são os kits de branqueamento que pode aplicar em casa. Os produtos deste tipo de kit são muito semelhantes aos utilizados pelos dentistas, com a diferença de que, como não possuí a luz que acelera o processo, este poderá ser mais demorado e terá que aplicar mais que uma vez. O resultado final dependerá também da habilidade de aplicação, do produto e do estado dos dentes de cada pessoa. Para adquirir um produto de qualidade o ideal é adquirir o kit num consultório dentário para não correr riscos. Em geral, os resultados são bastante satisfatórios.

Branqueamento dentário profissional

O processo consiste na aplicação do gel directamente na superfície dentária e depois este é ativado com uma luz. Cada sessão dura 15 minutos a uma hora e a quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa. Os resultados são imediatos e não existem efeitos secundários relevantes a apontar, com a exceção de sensibilidade dentária que desaparece 48h depois do tratamento.

Conclusões

Ambas as técnicas podem ser complementares, dependendo de cada caso. Quando utilizadas em conjunto, o efeito mantêm-se por mais tempo. O que deve ter em conta é que tanto uma como a outra, exigem a consulta com o seu dentista, para não arriscar possíveis danos irreversíveis. Para resultados eficazes, deve sempre optar pelo tratamento aconselhado pelo seu dentista.