Benefícios da Água numa Alimentação Equilibrada

Por: Helena Pavão
Publicado em 16/10/2015

A água é essencial para a boa manutenção do corpo. Existem muitas razões que demonstram a importância de obter a quantidade diária de água que nos ajudam a perceber o quão benéfico pode ser para a saúde. Aprenda aqui quais a principais razões para a água ser essencial numa alimentação saudável.

Benefícios da Água numa Alimentação Equilibrada (1)

Nutrientes

A água é considerada como sendo um dos sete nutrientes essenciais que o corpo necessita para sobreviver. Recomenda-se beber cerca de oito a dez copos de água por dia.  A água é essencial para os nutrientes poderem passar pelo corpo todo e para eliminar as toxinas.  A falta de ingestão de água também pode manter a pressão arterial elevada e contribuir para pedras nos rins. Além disso, é essencial a para digestão adequada e eliminação da gordura.

Desidratação

Muitas pessoas que sofrem de dores de cabeça constantes, dor nas articulações, problemas de pele, ganho de peso, constipação, dores de fome, comer em excesso, fraqueza, baixos níveis de energia, tonturas e indigestão e a origem principal pode ser apenas desidratação. Estes são apenas alguns dos muitos sintomas com origem numa ingestão inadequada de água, e é extremamente importante manter-se hidratado e prestar atenção aos sintomas acima referidos.

Como saber se está desidratada?

Existem duas maneiras simples e rápidas de ver. A primeira é quando está com sede. Outra maneira é a cor da urina. Esta deve ter um tom amarelo claro, em vez de uma cor mais escura. A única exceção para a segunda regra é na parte da manhã, porque esteve em jejum e não esteve a beber água durante horas. Começar o dia com um pouco de água ainda é uma ótima ideia ao acordar. Outra exceção é se está a tomar suplementos de vitamina B. Estes podem alterar a cor da urina para um amarelo mais escuro

Fatores para a desidratação

Existem vários outros fatores que causam desidratação. No topo está não beber água suficiente, também existem muitas outras maneiras ficar desidratada. Elementos como cafeína, álcool, nicotona e sal, tendem a desidratar ainda mais o corpo, logo precisa de consumir mais água para compensar a perda. Outro fator pode ser a atividade física. Como transpira mais, a desidratação aumenta, principalmente nos meses mais quentes, logo mais uma razão para beber mais água.

Hábitos a evitar

Tal como tudo, existem maneiras corretas e incorretas de consumir água. Quem não está habituado a beber água, mas quer corrigir este erro, tende a consumir os oito a dez copos de uma só vez para obter a quantidade recomendada. Mas consumir grandes quantidades de uma só vez é um choque para o corpo e nunca é uma boa ideia. Se quer incorporar água na sua alimentação a maneira mais simples é tornar isso num hábito e ir bebendo ao longo do dia. Beber muita água com as refeições também não é uma boa ideia, porque dilui a secreção do ácido do estômago, podendo causar indigestão. É melhor beber antes e/ou depois de comer, mas deixar passa algum tempo antes e/ou depois de comer para que não interromper o processo digestivo.

Infusões

Existem imensas maneira simples para tornar o consumo da água mais simples e saborosa. Basta adicionar algumas frutas para dar algum sabor à água.