Acne: Como Tratar

Atualizado em 14/02/2015

O tratamento da acne requere a análise e aconselhamento de um dermatologista. No entanto existem alguns passos diários que ajudam a manter a pele limpa e controlam a produção de sebo, prevenindo o seu aparecimento.

Tratamentos

O tratamento da acne deve ter início aquando do aparecimento dos primeiros sintomas, como erupção da pele com espinhas e pontos negros, sensação de ardor e pele vermelha. Na maioria dos casos, o tratamento da acne passa pela combinação de medicamentos tópicos, inseridos na rotina de cuidados diários de rosto, com a ingestão de antibióticos..

Atualmente, são várias as formas de tratar a acne, sendo possível responder de acordo com as especificidades de cada caso.

Métodos mais eficazes no tratamento da acne

  • Tratamentos hormonais

Dependendo do grau da acne, o tratamento hormonal é feito combinando a aplicação de cremes com ingestão de antibióticos, de forma a diminuir a produção das glândulas sebáceas. No caso das mulheres, a toma da pílula é uma solução com bons resultados. No entanto estes tratamentos podem ter efeitos secundários no organismo.

  • Fototerapia

Técnica controlada por computador que oxigena as glândulas sebáceas que estão a produzir o excesso de sebo, através da aplicação de uma luz violeta de alta potência. Esta luz elimina as bactérias que dão origem à acne, com maior rapidez que a sua velocidade de reprodução.

  • Laser

O tratamento com recurso a laser é utilizado para reduzir a inflamação e para eliminar cicatrizes resultantes da acne (em casos mais avançados).

Acne Ligeira

Nos casos em que o aparecimento da acne é ligeiro ou moderado, o tratamento consistirá na aplicação de medicamentos tópicos, sob a forma de gel, no caso das peles oleosas, ou em creme, para as peles secas.

Acne Grave

Em situações de acne mais severa, o tratamento deverá passar pela ingestão de antibióticos, que ajudarão a controlar as lesões com inflamação.

Também lhe pode interessar: