8 Dicas que Deve Saber ao Aplicar Protetor Solar

Por: Helena Pavão
Atualizado em 14/02/2015

Existem muitos erros comuns à volta do cancro da pele e do uso correto de protetor solar. Veja aqui como aplicar corretamente o protetor solar antes de se pôr ao sol.

Aplicar pouco

Se vai passar o dia todo sob luz solar direta, deve colocar a quantidade equivalente a um copo de shot de manhã. Não se esqueça também de reaplicar a cada duas horas. Se estiver a poupar na aplicação do protetor solar, então não está a proteger o corpo devidamente como "promete" o creme.

Quanto maior, melhor

Estudos sugerem que o protetor solar tenha um FPS mínimo de 30. Mas o facto de usar um protetor solar com um FPS +50, não significa que vá durar o dia todo. Enquanto que um protetor solar de com um FPS 30 bloqueia 90% dos raios solares, um de 70 bloqueia 98%, o que é uma diferença insignificante. O que interessa é a reaplicação constante.

Proteger apenas a pele na praia

É óbvio que deve usar mais protetor solar quando está sob o sol o dia todo, mas o protetor solar é obrigatório todos os dias. 4. 

Zonas esquecidas

Há zonas que a maioria das pessoas se esquece de aplicar protetor solar. As zonas mais comuns são à volta dos olhos, na ponta do nariz, no topo dos pés, nos lábios, perto da linha do cabelo e no couro cabeludo.

O protetor solar é suficiente

A maioria dos protetores solares apenas protegem contra a exposição dos raios ultravioleta B (UVB), que são o que provocam uma queimadura visível. Contudo, a exposição a raios ultravioleta A (UVA) provoca danos na pele, diminui a sua imunidade, e pode levar ao melanoma. Os especialistas dizem para considerar protetores solares que protejam contra os dois tipos de radiação.

Escolher o protetor solar errado para a pele

Certifique-se que escolhe o protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele. Para a pele sensível, deve escolher um que não tenha fragrância. Se tem propensão para o acne, escolha um que não tenha óleo. Para a pele seca, deve eleger um que seja hidratante, com propriedades como glicerina ou aloé.

Não reaplicar, depois do banho, protetor à prova d'água 

Um protetor solar nunca é, verdadeiramente, à prova d'água ou de suor. Isto apenas significa que depois de se molhar ou suar, tem entre 40 a 80 minutos até precisar de reaplicar.

O bronzeado de Verão protege a pele

Basicamente, isso é apenas uma desculpa para ser preguiçosa. Não existe um bronzeado seguro, porque a pele morena é pele danificada pelo sol e não é de maneira nenhuma uma proteção. O protetor solar é para ser usado o ano todo, principalmente no Verão.