12 Erros que Tem de Parar de Fazer ao Seu Cabelo

Por: Helena Pavão
Atualizado em 14/02/2015

Se quer o cabelo perfeito, existem algumas regras básicas que deve cumprir, começando por saber o que não deve fazer ao cabelo. Basta evitar determinados comportamentos e o cabelo poderá ficar fantástico em pouco tempo. Para isso, basta seguir as nossas dicas básicas, mas eficazes para evitar os piores erros que anda a fazer ao cabelo.

Escovagem excessiva

Um truque a maioria das pessoas não sabe é que uma das piores coisas que se faz ao cabelo é escová-lo demais. Tente escovar o cabelo o menos possível e, em vez da escova, tente usar os dedos para pentear o cabelo com mais frequência. Evite pentear com a escova à noite. O ideal é penteá-lo logo ao início da manhã, porque os óleos naturais da sua cabeça que se acumulam durante a noite são mais abundantes de manhã. Ao penteá-lo de manhã vai permitir que estes óleos naturais se espalhem melhor pelo cabelo, ajudando a condicioná-lo naturalmente. Se depois tiver que pentear novamente o cabelo, use as mãos.

Não usar amaciador

Outro grande erro comum é não aplicar amaciador no cabelo. Se não usar amaciador, o cabelo fica a perder alguns dos principais benefícios para a saúde deste. Quem tem cabelo oleoso ou fino, tende a evitar amaciadores com medo que o cabelo fique pesado e oleoso mais rapidamente. O segredo aqui é encontrar um hidratante leve em vez de um pesado e aplicá-lo da nuca para baixo, evitando a raiz. O amaciador não só protege o cabelo e dá brilho, como aumenta o crescimento e impede a quebra e os danos do cabelo internamente.

Apanhar constantemente o cabelo

O rabo-de-cavalo é o penteado ideal para manter o cabelo polido e fora do rosto, mas fazê-lo todos os dias é péssimo para o cabelo. Usar um rabo-de-cavalo constantemente cria uma pressão consistente na mesma zona do cabelo, que pode enfraquecê-lo e impedir o seu crescimento ao longo do tempo. Em vez de manter o mesmo rabo-de-cavalo todos os dia, tente usar ganchos para o prender ou então um elástico revestido de pano e usá-lo mais solto que o normal. Também pode prender o cabelo em zonas diferentes da cabeça, como mais alto ou mais baixo. O que interessa é não usar o rabo-de-cavalo na mesma zona da cabeça todos os dias.

Pintar frequentemente

Pintar o cabelo é sempre uma boa maneira de mudar o penteado, mas quando se trata de cuidar do cabelo, tem que se abdicar da coloração constante deste. Pintar danifica o cabelo ainda mais que o calor, porque a tinta contém produtos químicos e corantes que podem causar danos. O truque está em pintar menos vezes. O ideal seria duas vezes ao ano. O cabelo ficará muito mais saudável, suave e brilhante.

Uso excessivo de produtos

Usar produtos de silicone, gel, sprays e séruns frequentemente são das coisas mais perigosas que se pode fazer ao cabelo. Se não consegue abdicar de produtos de "styling", o ideal é usar apenas aqueles que contêm ingredientes orgânicos, que não só não danificam o cabelo como podem ajudar a aumentar o crescimento e a saúde deste.

Não limpar a escova

Se não limpa a escova de cabelo, então está a prejudicar em muito o cabelo. A escova pode conter um quantidade excessiva de germes, que se não limpa de vez em quando, poderá estar a espalhar pelo cabelo todo. O mesmo é válido para os ferros de modelar, os pentes, entre outros.

Muito calor 

O cabelo não deve ser constantemente submetido a muito calor, a não ser que queira que este fique seco demais e espigado. O calor do secador de cabelo e, de seguida, de um ferro de ondulação ou de um alisador pode causar uma série de danos. Dê um descanso ao cabelo de vez em quando e deixe-o secar naturalmente.

Não cortar

Não deve ficar muito tempo sem cortar o cabelo. O ideal é cortá-lo a cada seis semanas. O cabelo ficará mais bonito e conseguirá evitar também as pontas espigadas.

Não escovar corretamente

A forma como penteia o cabelo pode realmente danificar o cabelo, causando uma série de problemas. Se escovar da raiz até às pontas, em linha reta, está a causar nós no cabelo. Em vez disso, divida o cabelo e penteie-o do meio do cabelo até às pontas para retirar os nós e só depois de ter certeza que não tem nós, é que pode escová-lo da raiz até às pontas.

Escovar o cabelo molhado

Este é outra rotina a evitar. Quando se penteia os cabelos molhados, a maioria usa a ferramenta incorreta. Quando o cabelo está molhado, este é muito mais frágil e quebra-se mais facilmente. O truque passa por usar um pente de dentes largos.

Lavar demasiado

Usar uma quantidade absurda de champô causa mais danos do que benefícios, porque está a tirar ao cabelo os seus óleos naturais. O ideal é usar a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda, mesmo que tenha o cabelo comprido ou grosso.

Toalha em turbante

Todas nós enrolamos o cabelo numa toalha para secar o excesso de água e isso é péssimo para o cabelo. Este deve ser suavemente apertado com uma toalha, mas sem ser torcida, porque isso vai causar quebra ao cabelo. Evite também torcer o cabelo para retirar a água.