Tonificar o Corpo

Através de alguns exercícios simples, é possível tonificar o corpo de forma rápida e fácil, trabalhando localmente a barriga, braços, pernas e glúteos.

Dicas

  • Se quer um corpo firme e tonificado, o exercício físico é o método que lhe garante os melhores e mais satisfatórios resultados, podendo trabalhar localmente cada área do corpo, desde a barriga até às pernas. Aposte num plano de exercício em casa e coloque-o em prática três vezes por semana.
  • A alimentação é um dos elementos mais importantes na busca por um corpo em forma e tonificado. Aposte numa dieta saudável, rica em frutas e vegetais, que irá garantir os melhores e mais rápidos resultados, quando conjugada com um plano de exercício físico.
  • Para complementar os efeitos do exercício físico e da alimentação, será boa ideia munir-se de um creme ou loção tonificante, que a ajudará a alcançar um aspeto mais firme.

Como Tonificar a Barriga

Exercício 1

Para exercitar a barriga e deixá-la lisa e tonificada, nada melhor que os exercícios abdominais. Deitada de costas no chão, com os joelhos dobrados e as mãos atrás da cabeça, inspire, contraia os abdominais e eleve os ombros do chão, concentrando a força na região abdominal. Os cotovelos devem estar afastados para trás, a cabeça direita e o queixo afastado do peito. Quando tiver o tronco elevado, expire e volte à posição inicial. Repita 3 séries de 15 repetições.

Exercício 2

Deitada de costas, com os joelhos ao nível do peito e os braços ao longo do corpo, estique e eleve a perna direita. Assim que trouxer a perna de volta à posição inicial, estique a perna esquerda. Continue a alternar as pernas, sucessivamente, a um ritmo regular, sempre com as costas firmes e direitas. Faça quatro séries de 30 repetições.

tonificar a barriga

Como Tonificar Braços

Exercício 1

Sente-se na ponta de uma cadeira, com as pernas estendidas, calcanhares apoiados no chão e mãos apoiadas na cadeira. À medida que vai fletindo os cotovelos, vá descendo o tronco, como se se fosse sentar no chão, sempre com as mãos bem apoiadas no assento. Volte a elevar o tronco, centrando toda a força nos braços. Faça 3 séries de 10 repetições.

Exercício 2

Para fazer elevações laterais, irá necessitar de dois halteres ou duas garrafas de água. Coloque-se de pé, com as pernas afastadas ao nível dos ombros e com os braços esticados ao longo do corpo. Eleve os braços lateralmente, até à altura dos ombros. Desça lentamente e repita 15 vezes, ao longo de 3 séries.

Como Tonificar Pernas e Glúteos

Exercício 1 - Pernas

Deite-se de lado no chão, com as pernas ligeiramente fletidas. A perna de baixo deverá ficar imóvel, enquanto eleva a de cima. Mantenha a perna no ar durante alguns segundos, contraindo os músculos. Desça a perna e volte à posição inicial. Faça 4 séries de 10 repetições.

Exercício 2 - Pernas

Com os cotovelos e os joelhos apoiados no chão, mantenha a coluna direita e o pescoço afastado dos ombros. Eleve uma perna à altura dos glúteos, direcionando o pé para o teto. Vá descendo a perna lentamente, até voltar à posição inicial. Repita o exercício 15 vezes, ao longo de 3 séries.

Exercício 1 - Glúteos

Com as mãos e joelhos apoiados no chão, eleve um joelho lateralmente, à altura da anca. No final da série, mude de perna e faça 3 séries de 15 repetições.

Exercício 2 - Glúteos

Deite-se de barriga para cima, estique os braços ao longo do corpo e dobre os joelhos. Eleve o tronco e ancas o máximo que puder, sem retirar os ombros, braços e pés do chão. Enquanto eleva, contraia os glúteos. Repita 3 séries de 20 repetições.

Atualizado em 13/11/2013