Como Calcular o Peso Ideal

É possível calcular o peso ideal através de uma fórmula que ajuda a perceber qual o peso mais indicado para a sua saúde, tendo em conta fatores como a idade, altura e sexo.

Recorrendo a cálculos matemáticos, é possível calcular o seu peso ideal, ficando a saber se está abaixo ou acima do peso mais saudável, de acordo com as suas características.

Ainda que este seja um bom indicador, não deve ser encarado de forma linear, já que existem outros fatores a ter em conta, como a estrutura óssea e a constituição física, que irão exigir uma outra leitura dos resultados.

Cálculo do Peso Ideal

Apesar de existirem diversas formas de fazer o cálculo do peso ideal, a mais comum, e indicada pela Organização Mundial de Saúde, passa pelo cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal, conseguido através da divisão do peso pela altura ao quadrado.

Ainda assim, existem outros fatores a considerar neste cálculo, como o sexo e a constituição física da pessoa em questão. Por esse motivo, estas fórmulas funcionam apenas como indicador geral, já que os resultados podem apresentar oscilações de no mínimo 10%.

Através do resultado do IMC, poderá saber se está abaixo ou acima daquele que será o peso mais saudável para si, prevenindo, assim, uma série de problemas relacionados com a obesidade.

Tabela do Peso Ideal

Para verificar se está com o peso ideal, confira a tabela abaixo, que indica qual a peso ideal da mulher, de acordo com a altura e o tipo de estrutura física.

Tabela do Peso Ideal

Calculadoras do Peso Ideal

Para ajudá-la no cálculo do peso ideal, existem diversas calculadoras do peso ideal online, onde basta inserir alguns dados como peso, idade, género e tipo de corpo.

Atualizado em 28/08/2013