Unhas Artificiais: Qual o Melhor Tipo para Si?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Hoje em dia, qualquer mulher consegue ter umas unhas bonitas, independentemente de roer as unhas ou ter problemas de saúde que não ajudem. Quando se trata de ter unhas bonitas e arranjadas, as mulheres têm imensas opções. Se pretende aderir à aplicação de unhas falsas, aprenda aqui que as aplicações existem para poder eleger o melhor método para si.

Unhas de acrílico 

As unhas em acrílico são as mais comuns das unhas falsas. São feitas de um polímero, que é um produto em pó, e de monomero acrílico, que é um produto líquido. As unhas em acrílico são as mais pedidas pelas mulheres por serem mais fortes, resistentes e duráveis. Não danificam a unha natural. Podem ser usadas apenas na ponta da unha, como extensão, ou colocadas na unha inteira. O único senão deste método é a sua aplicação e remoção, que devem ser feitas por uma manicure profissional para obter os melhores resultados. Também têm cuidados e manutenção específicas que necessitam ser feitas a cada duas a três semanas.  

Unhas de gel 

Para as mulheres que gostam de unhas mais naturais, as unhas em gel são definitivamente a escolha certa. Este tipo de técnica é efetuado através da aplicação de um gel na superfície da unha, que é modelado e depois seco através de uma luz ultravioleta. Esta técnica permite uma maior proteção da unha e permite um crescimento saudável da mesma. As unhas ficam com um acabamento bonito, liso e natural, devido ao gel ser de um material fino, quase que transparente. Em comparação com as unhas em acrílico, as de gel perdem, pois não são tão fortes, resistentes, nem duram tanto tempo.

Existem dois tipos: unhas de gel e gelinho. Ambas necessitam da luz UV para a secagem do material. Enquanto que as unhas de gel funcionam em unhas danificadas e dão para fazer extensões, o gelinho apenas cobre a unha, não permitindo a extensão. Em compensação o gelinho é mais barato e não precisa do uso de brocas.

Unhas de adesivo

Estas são um pouco mais complicadas ao nível de aplicação, mas são bem mais naturais que as unhas de gel ou de acrílico. Num material que parece um autocolante, liso e fino, as unhas adesivas são aplicadas diretamente na unha. Apesar de mais naturais, são as menos resistentes e as de menor duração. Mas são sempre uma boa opção para trazer na carteira e colocar numa situação de urgência. 

Unhas de porcelana 

Não há muita diferença entre as unhas acrílicas e as unhas de porcelana. Estas são feitas de um material semelhante a do vidro e tendem a ser mais frágeis e delicadas em comparação às unhas de acrílico. São extremamente resistentes, não descamam, nem quebram facilmente. Têm uma grande durabilidade. Como são resistentes e aderem bem à unha original, as manutenções são mais espaçadas e pouco frequentes. Infelizmente, o uso contínuo pode enfraquecer as unhas originais e só podem ser retiradas por profissionais.

Unhas press-on 

As unhas tipo "press-on" são as unhas falsa mais comuns e acessíveis e podem ser encontradas facilmente em qualquer farmácia ou loja de beleza. Com a vantagem de poderem ser colocadas em casa, este tipo de unha pode ser colada à unha natural. Existem versões "duras", tipo adesivas, ou com a cola à parte. São a solução perfeitas para as mulheres que têm preguiça de ir à manicure para obter unhas falsas e para quem não quer gastar muito dinheiro. Têm a desvantagem de não durar tanto tempo como as unhas de aplicadas pela manicure e podem sair facilmente das unhas.