Orquídeas: Como Cuidar

Fotos de Swaminathan
Atualizado em 18/09/2013

Saber como cuidar de orquídeas pode parecer mais complicado do que realmente é. Apesar do seu aspeto delicado, as orquídeas são plantas que se adaptam bem a interiores, trazendo beleza e elegância a qualquer decoração.

Através de algumas dicas básicas, ficará a saber como cuidar de orquídeas, para que estas possam florir durante todo o ano.

Rega

No verão, as orquídeas devem ser regadas uma vez por semana, sendo benéfico borrifar as flores, nos dias mais quentes. No inverno, deverá regar apenas quando o composto estiver a secar. Quando a planta se encontra a florir, a humidade deve estar sempre assegurada, mas nunca em excesso. Para que as orquídeas não fiquem com excesso de água, que pode apodrecer as raízes, é aconselhável optar por vasos com furos ou com pés altos, que permitem escorrer o excesso. A altura do dia ideal para regar as orquídeas é a manhã. Evite regá-las à noite, para que não fiquem molhadas por muito tempo.

Iluminação

As orquídeas são plantas que necessitam de bastante luz natural, ainda que se deva evitar a exposição direta ao sol, sob pena de secarem. É aconselhável que as orquídeas apanham luz natural todos os dias, pelo que deverá colocá-la junto a uma janela. Para que as orquídeas dêm flores também no inverno, é importante que continuem expostas à luz. O ideal será manter a orquídea num local com 50 a 70% de sombra.

Temperatura

A maioria das espécies de orquídeas, que podem ser cultivadas em casa, dá-se bem em temperaturas entre os 13 e os 25 ºC. É de evitar as grandes variações de temperatura, bem como as correntes de ar. O mais importante será ter em conta a temperatura, no momento da rega, sendo que temperaturas mais altas irão levar a uma maior necessidade de água. Por sua vez, nos meses mais frios, será necessário deixar a orquídea mais seca.

Poda

As orquídeas devem ser podadas regularmente, para que se mantenham saudáveis. Para estimular o crescimento, assim que a flor tiver florido totalmente, deverá ser cortada acima do segundo ou terceiro nó, a contar do chão.

Transplantação e Fertilização

Quando a orquídea fica demasiado ramificada ou com raízes grandes, é necessário trocá-la de vaso. A transplantação das orquídeas deve acontecer no início da primavera, para que estas se mantenham bonitas e saudáveis. No momento de a transplantar, é importante que assegure que a planta se mantém intacta, recorrendo a uma cana, que deverá ajudar a firmar as raízes. No caso das orquídeas phalaenopsis, a transplantação deve acontecer a cada dois anos.

A terra das orquídeas deve ser rica em nutrientes, necessitando de um solo devidamente fertilizado. Para tal, deverá utilizar fertilizantes orgânicos, próprios para orquídeas. Os intervalos das fertilizações não devem ser inferiores a três meses. Para ajudar à drenagem, será boa ideia adicionar cascas de carvalho moídas ou cascas de ovo e amendoim.