Dicas para Plantar Ervas Aromáticas

Por: Helena Pavão
Atualizado em 29/05/2014

As ervas aromáticas são as plantas mais populares e intrigantes de sempre. Ao longo dos séculos, as ervas aromáticas são usadas de maneiras diferentes. Desde dar sabor aos alimentos a perfumar a casa ou até mesmo a decorar jardins, bastam os cuidados certos e alguma imaginação para ter um ótimo canto de plantação de ervas aromáticas. Dê uma espreitadela às nossas dicas e veja como plantar ervas aromáticas em casa.

Planear

Antes de criar o seu jardim aromático, deve planear o que quer plantar e aonde. Se não tem um espaço para plantar ervas aromáticas, pode sempre usar vasos e colocá-los num zona ensolarada da cozinha para as ter sempre à mão.

Ervas a plantar

Defina que tipo de ervas que quer plantar. Ervas como tomilho, manjericão, orégãos e manjerona têm um sabor incomparáveis. Também pode cultivar variedades gourmet destes clássicos, como, por exemplo, tomilho-limão, manjericão-canela, orégão siciliano, ótimas para adicionar sabor aos seus cozinhados. Ervas como lavanda e alecrim são perfeitas para vasos, que não só servem para cozinhados e chás, como também perfumam e são ótimas "peças" de decoração.

Solo

Para as ervas aromáticas se desenvolverem bem, precisam de terra leve, arenosa e com boa drenagem. Evite o uso excessivo de fertilizantes, principalmente aqueles ricos em nitrogénio.

Como Plantar

  • Hortelã-Pimenta: erva aromática se sabor intenso, perfeita seja para chá ou para "apimentar" bebidas ou alimentos. Deve ser plantada na Primavera ou no Outono, num locar com sol (indirecto) e deve ser plantada sozinha. Coloque-a num vaso com cerca de 30 cm de profundidade e regue-a com muita frequência, pois seca facilmente. Pode ser colhida 15 dias após a plantação. Pode ser usada em carnes vermelhas, sopas, saladas, chás, gelados e sangrias.
  • Alecrim: de manutenção simples, pode ser plantada em qualquer altura do ano, num local cheio de sol. Perfeita para dar sabor e para perfumar a sua cozinha, esta erva aromática precisa de ser regada apenas uma vez por semana. Pode ser usada em todas as carnes, peixes, massas, pão e qualquer assado no forno.
  • Orégãos: um dos ingredientes principais da cozinha italiana, é rico em vitamina C. Pode ser plantada em qualquer altura do ano, num vaso com 20 cm de profundidade e num local com sol. Deve ser pouco regada, podada na Primavera e replantada a cada dois anos. Pode ser usada em sopas, saladas, massas, arroz, ovos, molhos e pizzas.
  • Coentros: caracterizados pelas suas sementes picantes, devem ser plantados sozinhos, pois impedem o crescimento de outras sementes, e regados com pouca frequência. Podem ser cultivados em qualquer altura do ano, num vaso com cerca de 20 cm e num local com sol. Podem ser colhidos um mês após a sua plantação. Pode usar em arroz, carne, peixe, saladas e sopas.
  • Manjericão: pode plantar o ano todo, mas num vaso único e num local com sol. Apare-o a cada 15 dias para incentivar o seu crescimento. Regue-o regularmente e pode colhê-lo a cada 15 dias. Pode ser usado em molhos de tomate, saladas, pesto, pizzas e sopas.?
  • Salsa: de fácil manutenção, pode ser plantada na Primavera num vaso com cerca de 20 cm de profundidade num local com sombra. Deve ser regada regularmente e pode ser colhida entre 15 dias a um mês. Pode usar em pratos de arroz, peixe, carne, ovos, tartes, pastéis e saladas.
  • Tomilho: estrela da cozinha mediterrânia, o tomilho é amante do calor e cresce muito. Deve ser plantado em Abril ou Setembro, num vaso sozinho com cerca de 30 cm de profundidade. Deve ser regado apenas quando a terra esteja completamente seca e deve ser podado no final da floração. Use em carne, peixe, massas, sopas, tartes, legumes e compotas.
  • Cidreira: rica em óleos citrinos, esta erva emana um delicioso aroma a limão e, no Verão, ostenta pequenas flores brancas. É mais saborosa quando colhida fresca. Deve ser plantada em terra solta e num local com muito sol. No Inverno deve podá-la completamente para se desenvolver novamente. Pode ser usada em chá, sumos, sangrias e sobremesas.

Como preservar

O método mais comum de preservação das ervas aromáticas é através da secagem. Outra boa maneira de conservar as ervas é congelando-as. Este método é o mais rápido e fácil e o sabor é geralmente mais semelhante ao fresco do que seco. O congelamento é provavelmente a escolha mais acertada para conservar ervas. Algumas ervas também podem ser mantidas em óleo ou em licor.