Como Poupar a Cozinhar?

Por: Helena Pavão
Publicado em 27/10/2014

Em tempos de crise, há que poupar até na alimentação. Saber comprar e cozinhar de forma inteligente é meio caminho andado para não desperdiçar. Veja as nossas dicas e aprenda como poupar na cozinha.

Servir as porções certas

Segundo os nutricionistas, uma porção saudável de carne é de cerca 800gr. Se vai comer carne à refeição, preencha mais de metade do prato com legumes/vegetais, 1/4 com arroz ou batata e o resto com a carne. Comer menos carne não só é mais saudável como é melhor para o seu orçamento.

Aproveitar os produtos da época

Como se sabe, na época os produtos chegam ao mercado em abundância, são mais saborosos e os preços destes mais reduzidos.

Experimentar marcas brancas

Têm a mesma qualidade que grandes marcas, mas a preço bem mais em conta.

Fazer assados

Assar um grande pedaço de carne é uma maneira fácil para alimentar muitas pessoa. Tenha em atenção o tipo de carne que compra. As costeletas do cachaço de porco são por norma mais baratas que as do lombo. A pá de porco é mais barata que a perna.  Escolha peças de carne como pernil de cordeiro, peito de perú ou porco, que são carnes mais acessíveis.

Aproveitar os restos

Aproveite tudo. Tem alguns legumes ou restos de carne? Faça uma massa ou um arroz com a carne ou os legumes. Faça um refogado com cebola, pimentos e depois a carne, coza uma massa ou arroz com ervas, termine com um pouco de queijo. Ou se lhe sobrar frango pode fazer uma salada ou quiche com os restos.

Planear as refeições para a semana

Consegue-se poupar muito dinheiro ao criar um plano de refeições semanais e um menu para a semana. Esse menu será a lista de compras ajudando a comprar os ingredientes que realmente vamos precisar.

Levar a comida de casa

Ao fazer o jantar pense no que vai querer comer no almoço do dia seguinte. Se estiver a fazer salada, faça um pouco mais e guarde num recipiente para o almoço. Ou use as sobras do jantar como almoço no dia a seguir. Não só certifica-se de que não desperdiça os restos de comida, como vai comer de forma mais saudável, poupa dinheiro e tempo.

Manter os alimentos frescos

Certifique-se de que tem recipientes de armazenamento, como tupperwares, para guardar as sobras. O ideal é adquirir as de vidro ou transparentes, porque assim os alimentos ficam à vista, logo são mais propensos a serem consumidos. Outro bom investimento são as embalagens em vácuo. Como retiram o ar da comida, ajudam a que esta se mantenha durante mais tempo sem ter que usar o frigorífico ou congelador.

Conservar os limões

O limão é daquelas frutas que têm muita utilidade na cozinha. Não só é ótimo para temperar saladas e molhos, como para preservar alimentos. Se tem limões no frigorífico e estes estão a ficar secos, enrugados ou com manchas, esprema o sumo e armazene-os no congelador para usar mais tarde.

Planear antes de ir ao supermercado

Se fizer compras uma vez por semana, faça uma lista. A lista ajuda a que tenha mais controlo para comprar o que é realmente necessário.

Aproveite as promoções

Uma boa maneira de poupar é aproveitando as promoções do supermercado. Mas cuidado, isso não significa que tenha de aderir e aproveitar todas as promoções que apareçam no supermercado. Muitas vezes as pessoas entusiasmam-se com os valores dos descontos e acabam por comprar mais do que o que precisam.