Como Plantar Ruibarbo

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/07/2014

Desde saladas, a tortas ou mesmo geleias, o ruibarbo tem um sabor fantástico e pode ser usado para diferentes fins culinários. Crescer ruibarbo é extremamente fácil e como é fácil de plantar, é a planta ideal para quem está a começar. Aprenda aqui como plantar ruibarbo.

Preparação

O ruibarbo deve ser plantada na Primavera ou no Outono, enquanto o solo é quente e húmido. Mas se o plantar em vaso, o ruibarbo pode ser plantado em qualquer época do ano. Esta planta é pouco exigente desde que tenha as condições necessárias. Se decidir plantar em jardim, escolha um local permanente, pois a planta ressente mudanças e assim esta pode crescer sem interrupção, de ano para ano. O ruibarbo precisa de terra húmida e bem drenada. Deve ser colocado num local com muito sol. Vai precisar de vasos grandes, com capacidade mínima de 40 litros.

Plantação e manutenção

Ao plantar ruibarbo através de uma parte da planta, deve colocá-la de forma a que a parte superior da coroa fique 3 centímetros abaixo da terra. Retire as flores ruibarbo assim que aparecem. Isso fará com que a planta cresça com mais sabor na zona das hastes em vez das flores. Pode também colocar um pouco de fertilizante orgânico para um impulso extra. Durante períodos mais secos, regue mais frequentemente a planta de forma a que a terra esteja húmida. Caso as folhas em volta do ruibardo comecem a morrer, basta cortar os caules velhos de forma a que os novos caules cresçam. Para garantir que o ruibarbo continue a ser produtivo deve, a cada 5 ou 6 anos, levantar e dividir as coroas do ruibarbo. Use uma pá para levantar cada coroa, antes de dividir em 3 ou 4 pedaços, e replante-os separadamente. Certifique-se que cada pedaço tem uma aparência saudável para certificar-se de que este irá crescer no próximo ano. 

Colheita

Durante o primeiro ano, é preciso resistir à tentação de colher os caules para permitir que as plantas de ruibarbo se estabeleçam. Mas a partir do segundo ano, as hastes podem ser colhidas entre Abril e Junho, quando as folhas estão soltas e as hastes têm cerca de 30 centímetros. Puxe e, depois, vá torcendo cada talo de ruibarbo a partir da base do caule para longe da coroa. É importante que colha apenas algumas hastes de cada vez, pois o excesso de corte irá reduzir a produtividade da planta. Nunca retire mais do que a metade das hastes de cada vez. 

Conservação e consumo

O ruibarbo pode ser congelado. Mas tenha cuidado, pois somente os talos do ruibarbo são comestíveis. As folhas contêm ácido oxálico, que é tóxico se ingerido. Basta cortar as folhas dos caules e adicioná-los à sua pilha de compostagem.