Como Tratar das Unhas dos Pés

Atualizado em 14/02/2015

Muitas vezes descuradas, as unhas dos pés necessitam de cuidados específicos, para uns pés bonitos e acima de tudo, saudáveis e livres de desconfortos.

Fique a saber como tratar das unhas dos pés, através de pequenos gestos.

Cuidados a ter

  • Mantenha as unhas dos pés corretamente cortadas. A cada 15 dias, corte as unhas a direito, sempre num corte reto, para que a unha não encrave. Para facilitar a tarefa, faça-o após o banho. Lembre-se que unhas demasiado compridas ficam propensas à acumulação de sujidade, enquanto unhas excessivamente curtas encravam mais facilmente.
  • Uma vez por mês, utilize uma lima para alisar a superfície da unha, removendo as impurezas entranhadas.
  • Para evitar o aparecimento de micoses, é importante que seque bem os pés, após cada banho, para que não fiquem húmidos.
  • Para limpar as unhas e deixá-las livres de sujidade, utilize uma escova macia, indicada para pés.
  • Sempre que for fazer a pédicure em casa, utilize utensílios limpos e esterilizados, evitando, assim, possíveis contaminações.
  • Antes de pintar as unhas dos pés, é aconselhável que aplique uma base fortalecedora, que ajudará a proteger a unha da agressão do verniz.
  • Sempre que quiser retirar o verniz, evite o uso de acetona, que seca e danifica as unhas, e aposte no removedor de verniz, bastante menos agressivo.
  • Ao tratar dos pés, não caia no erro de cortar totalmente as cutículas, que representam uma barreira contra os micro-organismos. Deverá começar por humedecê-las, afastando-as, de seguida, para os lados, com a ajuda de um pau de laranjeira.
  • Aplique diariamente um hidratante para pés e unhas, que deverá consistir numa loção própria, aplicada através de uma massagem em movimentos circulares, para que o produto seja totalmente absorvido. Repita o ritual de manhã e à noite.
  • Um dos cuidados essenciais a ter com os pés e unhas passa pela escolha do calçado. Lembre-se que, ao usar sapatos ou botas apertados, estará a provocar lesões e deformações, ao nível da estrutura do pé e da unha, que podem dar origem, entre outras coisas, a unhas encravadas.

Micoses

Também conhecidas como onicomicoses, as micoses nas unhas dos pés são originadas por fungos, gerando o aparecimento de manchas amarelas e castanhas, dores e rachaduras na unha. Independentemente da gravidade da infeção, o seu tratamento é sempre difícil e moroso, podendo passar pelos medicamentos tópicos e orais.

No caso das micoses ainda pouco desenvolvidas, é possível tratar o problema de forma caseira, aplicando vinagre na área afetada.

É importante que use meias de fibras naturais e que seque bem os pés após cada banho, evitando sempre o calçado sintético. Para evitar micoses, os pés devem manter-se secos, sempre que possível.