Como Atenuar o Eczema Naturalmente?

Por: Helena Pavão
Publicado em 06/05/2016

Quem tem eczema, tende a ter problemas de pele como vermelhidão, prurido e ressecamento e nem sempre é fácil lidar com estes tipo de problemas. A maioria dos tratamentos implica a toma de antibióticos e esteróides que, consequentemente, podem causar problemas ao nível digestivo. Apesar dos remédios tópicos ajudarem, a origem do eczema pode ter várias causas e o tipo de alimentação que se tem é a mais comum. Aqui damos algumas dicas naturais para atenuar o eczema.

Como atenuar o Eczema?

Uma vez que consiga alterar a sua alimentação, de seguida tem algumas dicas naturais que ajudam a acelerar o tratamento e a atenuar o desconforto.

Óleo de coco

O óleo de coco é um tudo-em-um fantástico ao nível alimentar, capilar e da pele. Desde que não tenha qualquer tipo de alergia ou intolerância ao coco, o óleo de coco ajuda a acalmar o prurido, desconforto e a vermelhidão. Se tem muita sensibilidade ao óleo de coco, pode sempre usar sabonete natural hipoalergénico de coco.

Água do mar

Infelizmente, o eczema proporciona-se mais com o excesso de humidade. Muitas vezes, o truque está em secar. A melhor opção é usar água do mar. Rica em vitamina D, magnésio e minerais, esta é uma ótima solução para a saúde da pele. Basta vaporizar nas áreas afetadas e deixar secar ao ar livre.

Óleo de fígado

Apesar de não ser uma solução saborosa, o óleo de fígado é um dos melhores suplementos para atenuar o eczema. Rico em vitamina A, D, E e K, ajuda a atenuar a inflamação e a regenerar a pele, já para não esquecer as maravilhas que faz ao nível do cérebro.

Magnésio

Para quem sofre de eczema, molhar a pele pode piorar os sintomas, mas um bom banho detox com magnésio pode ajudar a regenerar a pele. Basta adicionar um pouco de sal fino e sal do Himalaia ou até mesmo óleo de magnésio para sentir um alívio eficaz do prurido e vermelhidão.

Receita

Misture 1 a 2 chávenas de sal fino ou magnésio em pó, meia chávena de sal do Himalaia ou sal grosso, meia colher de sopa de extrato de baunilha e 10 a 15 gotas de um óleo essencial à sua escolha no banho.

Probióticos

Tal como o óleo de fígado, os probióticos são um bom suplemento que fazem grande diferença ao nível da pele. Pode tomar como suplemento (comprimidos) ou através de alimentos ricos em probióticos.

Gelatina

A gelatina é um ótimo complemento para a pele, porque ajuda ao nível digestivo (uma das principais causas para o eczema). Não só é ótimo ao nível da pele, como das unhas, cabelo e da saúde em geral.

Bálsamo

Para marcas, cicatrizes e erupções causadas pelo eczema que demoram a sarar, um bom bálsamo caseiro faz maravilhas. Depois da alimentação, um bom tratamento tópico pode fazer maravilhas. Esta receita ajuda não só ao nível do eczema como também em cortes, mazelas, picadelas e irritações cutâneas em geral

Receita

  • Ingredientes: 2 chávenas de azeite ou óleo de amêndoas doces, 1/4 de chávena de cera de abelha, 1 colher de sopa de raiz de equinácia, 2 colheres de sopa de folha seca de confrei, 2 colheres de sopa de folha seca de plátano, 1 colher de sopa de flor de calêndula seca, 1 colher de sopa de flor de milefólio seca e 1 colher de sopa de folha seca de rosmaninho.
  • Instruções: faça uma infusão das folhas e flores secas no azeite/óleo durante 3 horas no fogão em lume brando ou coloque as folhas e flores secas no azeite/óleo durante 3 a 4 semanas num frasco selado até ter uma cor verde. Filtrar as ervas. Aquecer a infusão e misturar a cera até esta derreter. Colocar em várias embalagens e usar sempre que necessário.