9 Truques para Ter Mais Espaço no Guarda Roupa

Por: Helena Pavão
Atualizado em 17/07/2014

Organize o seu armário de forma a arranjar mais espaço. Se tem um guarda-roupa pequeno, não se preocupe que não é a única. A maioria das casas e/ou apartamentos têm em geral armários pequenos, o que não significa que não consiga guardar tudo o que precisa lá. Isso apenas significa que tem que ser mais rigorosa e criativa com o armazenamento. Veja as nossas soluções de armazenamento para aproveitar ao máximo o seu armário.

Limpeza

Uma das primeiras regras para conseguir aproveitar o seu armário é saber distinguir a roupa e o calçado que realmente usa e o que é que precisa de deitar fora. A regra de ouro para saber como é: se não usou a peça durante um ano, então deite fora. Outra vertente a ter em conta é se não serve, então está na hora de se livrar da peça.

Espaço 

Depois de limpar o guarda-roupa, precisa avaliar o espaço do armário. Meça o espaço que tem e certifique-se que aproveita todos os espaços que tem, como a parte de trás das portas e todas as paredes interiores. Quando comprar caixas, caixotes e outros utensílios de arrumo necessários, certifique-se de que tem as medidas do armário à mão. Aproveite cada centímetro do armário. Pendure o calçado na parte de trás da porta do armário. Use cabides de cinto clássicos com múltiplos ganchos. Estes também são uma boa solução para pendurar camisolas, sutiãs, ou lenços.

Pendurar

Invista no tipo de cabide certo para o tipo de roupa que necessita pendurar. Use cabides acolchoados para itens de tecidos delicados, cabides de plástico para camisas, e cabides de madeira resistente para blazers, pois ajudam a manter a forma dos itens. Remova todos os cabides de arame, pois não suportam adequadamente as roupas, e os sacos plásticos da limpeza a seco, porque não permitem que tecidos arejem, mantendo os produtos químicos nas roupas. Economize tempo de manhã, coordenando previamente o guarda-roupa. Ordene por cor e pendure conjuntos de roupas (ou seja, saias, calças, blusas, etc.)

Dobrar 

Ordene as blusas, camisolas, e outros tipos de roupa que ficam dobrados por cor também. Não pendure as blusas em cabides. Em vez disso, dobre-as. Os cabides vão estragar a forma de blusas com o tempo. Armazene blusas nas prateleiras em pilhas pequenas de forma a mantê-las direitas no armário. Melhor que isso, será armazená-las em caixas com etiquetas bem identificadas.

À vista

Mantenha as peças que usa com mais frequência ao nível dos olhos ou abaixo, e os itens que raramente usa mais acima. As caixas etiquetadas são boas para armazenar esses itens, porque pode movê-las de local dependendo da época em que usa. 

Por estação de ano

Às vezes, pode não conseguir aproveitar o espaço do seu armário, simplesmente porque tem coisas a mais. Se for esse o caso, então pode usar um sistema sazonal. Mantenha no armário as roupas consoante a estação do ano em que se encontra e as outras arrume-as em caixas até chegar à época delas. Pode colocá-las noutro armário ou armazenar debaixo da cama.

Atoalhados 

Mantenha os atoalhados noutro armário e, de preferência, arrumados em conjunto para quando os tiver que usar, os consiga retirar de imediato e sem desarrumar os restantes.

Vertical

Olhe para cima para ver se tem mais espaço de armazenamento. 25% da parte superior do armário é, muitas vezes, um espaço mal utilizado. Armazene na parte de cima os itens que utiliza menos frequentemente e invista num escadote para poder chegar acima quando precisar de aceder, eventualmente, a essas peças.

Chão

Aproveite o chão do armário para calçado. Se tem um espaço pequeno, certifique-se que você tem uma sapateira que realmente se encaixa para maximizar o espaço nesta área.