8 Dicas de Maquilhagem para os Olhos

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Quando se trata de maquilhar os olhos, há que o fazer de acordo com tipo de formato que se tem, de forma ao olhar manter-se equilibrado. Aprenda aqui as melhores técnicas de maquilhagem para cada tipo de olhos.

Proporcionais

Quando se trata de olhos equilibrados, a maquilhagem torna-se mais simples. Comece por aplicar a sombra mais clara pela pálpebra toda. Com a sombra um tom mais escuro, aplique ao longo da linha das pestanas superiores e inferiores. A sombra mais escura será para definir a parte côncava, unindo-a ao longo da linha superior das pestanas. Esfume a sombra de forma a fundir com o olho e termine com duas camadas de rímel.

Pequenos

Os olhos pequenos exigem sombras mais claras e luminosas pela pálpebra. Os tons mais escuros só poderão ser aplicados no canto externo do olho. De forma a aumentar os olhos, pode aplicar um pouco de lápis branco na linha de água do olho. Termine com duas camadas de rímel, mas apenas nas pestanas superiores.

Juntos

Este tipo de olhos exige uma maquilhagem de olhos centrado no canto externo dos olhos, para dar a ilusão de olhos mais afastados. Defina a zona do côncavo a partir do meio para fora, aplicando uma sombra mais escura e prolongando-a fora da zona das pálpebras. Use delineador, mas tal como a sombra do côncavo, este só deve ser usado de meio para fora do olho e ultrapassando a pálpebra, tipo olho de gato. Termine com iluminador no canto interno do olhos e com rímel, mas apenas no canto externo das pestanas.

Afastados

Quando os olhos são afastados, a maquilhagem deve concentrar-se no canto interno dos olhos. Para isso, use uma sombra um pouco mais escura e esfumada. Defina a zona do côncavo do olho, desde o canto interno até ao centro. Pode colocar uma sombra mais escura no canto externo do olho.

Salientes

Se tem os olhos salientes, aplique o delineador no canto interno do olhos até ultrapassar o canto externo. A linha deverá ser mais grossa na parte mais externa do olho. O côncavo do olho e a linha das pestanas deve ser reforçada aplicando uma sombra mais escura, de modo a dar a sensação de olhos mais profundos.

Profundos

Olhos profundos exigem tons claros. Use uma sombra iluminadora pelo olho todo. Aplique suavemente na zona do côncavo e no canto exterior do olho uma sombra ligeiramente mais escura. Não use sombras luminosas logo abaixo da sobrancelha, pois tornará o olho mais profundo.

Pálpebra descaída

Na pálpebra superior do olho, aplique uma sombra mais escura, de modo a ultrapassar e a elevar a zona do côncavo. Na pálpebra inferior, junto à linha das pestanas, aplique a sombra no centro em direção ao canto externo do olho, numa linha fina.

Descaídos

Este tipo de olhos pede sombras mais extravagantes, como dourados ou cores metalizadas. Aplique a sombra mais escura no canto externo superior dos olhos, de modo a ultrapassar a área da pálpebra e do côncavo, tornando o olho mais amendoado ou mais felino. O delineador deve começar em traço fino, de preferência desde o centro do olho, na pálpebra superior, e ir em direção ao final da sobrancelha, já com um traço mais grosso e orientado para cima nos cantos externos, tipo olho de gato. Aplique um pouco de iluminador logo abaixo da sobrancelha. Aplique duas camadas de rímel, mas apenas nas pestanas da pálpebra superior, principalmente na parte externa.