Como Fazer uma Horta em Casa

Para saber como fazer uma horta em casa basta que siga as seguintes dicas e dedique algum do seu tempo livre a cuidar do espaço verde que tem em casa.

Em apartamento

Se vive num apartamento, as floreiras e vasos são uma boa opção para criar uma horta doméstica organizada, com boa drenagem e sem sujar o chão.

Para rentabilizar o espaço disponível experimente fazer uma horta vertical, para conseguir plantar vários legumes e frutas em pouco espaço.

Para plantar a sua horta vai precisar de utensílios como pá, ancinho, balde, terra, adubo e regador.

Como Fazer uma Horta em Casa

Reciclagem de materiais

Uma horta doméstica pode ser feita com o reaproveitamento de objetos que já não usa como por exemplo, garrafões de água, pacotes de leite, caixas de esferovites, sacos de lixo, baldes de tinta ou até caixas de conservas.

Para dar um efeito mais bonito à sua horta experimente colocar a terra dentro de objetos como paletes de madeira ou até pneus usados, para criar cantos de ervas aromáticas ou flores.

Ao utilizar este tipo de materiais na construção da horta poupa dinheiro e reutiliza objetos usados.

O que plantar

  • Ervas aromáticas: salsa, coentros, tomilho, manjericão, oregãos, cebolinho, hortelã, poejo, alecrim, limonete, cidreira.
  • Frutos: morangos, mirtilos, framboesas, limões, laranjas, ameixas, dióspiros.
  • Legumes: alfaces, pimentos, tomates, courgetes, pepinos, cenouras, couve-coração, bróculos, malaguetas, feijão, aipo, rabanetes.
  • Flores: rosas, dálias, tulipas, amores-perfeitos, gardénias, hibiscos, cravos.

Decida o que plantar de acordo com a área que tem disponível e deixe espaço livre entre as diferentes espécies para estas poderem crescer. Descubra também como fazer compostagem.

Vídeo

Atualizado em 04/11/2013