Como Fazer um Jardim Vertical

Se sonha ter um jardim em casa, mas dispõe de pouco espaço, fique a saber como fazer um jardim vertical, que poderá ocupar uma parede do interior ou do exterior da casa.

Os jardins verticais assumem-se como a alternativa ideal para os espaços mais urbanos, economizando espaço e embelezando os ambientes, de forma bastante prática.

Poderá criar este tipo de área verde na varanda, na sala ou mesmo na cozinha, assegurando alguns passos essenciais.

Dicas para Fazer um Jardim Vertical

  • Antes de começar a criar um jardim vertical, é importante que escolha o local mais adequado, tendo em conta o espaço, a iluminação e a humidade. Deverá ter também em atenção o tipo de plantação escolhida, bem como as suas necessidades.
  • O segundo passo será definir que tipo de jardim vertical pretende e qual a estrutura que irá utilizar. A estrutura metálica, fixada na parede, será o ponto de partida necessário para todos os casos, podendo ser comprada em qualquer loja de artigos para jardinagem. Poderá substituir a estrutura por alguns arames.

Jardim Vertical Interior

  • Ao aplicar a estrutura metálica na parede, deverá ter o cuidado de não a deixar totalmente encostada, já que é necessária alguma distância, para evitar o excesso de humidade e para permitir o fluxo de oxigénio.
  • Uma das técnicas mais utilizadas para fazer jardins verticais passa pelo recurso a diversas floreiras, que são afixadas na estrutura metálica e distribuídas ao longo da parede, de forma harmoniosa e equilibrada.
  • Estruturas com sistemas modulares, em plástico, com capacidade para várias plantas, ou mesmo blocos de cerâmicos, são algumas das opções que encontrará à sua disposição, em qualquer loja de bricolage e jardinagem.

Jardim Vertical

Jardim Vertical Barato

  • Para fazer um jardim vertical barato, sem grandes gastos com material, a técnica das garrafas de plástico será a melhor opção, resultando numa parede original e bonita, decorada de forma altamente económica. Para recriar esta técnica, basta reunir algumas garrafas de refrigerante e cortar-lhes o centro, onde deverá colocar a planta. As garrafas deverão ficar suspensas por cordas verticais, junto à parede ou muro.
  • Após montada a estrutura, é hora de dar largas à sua criatividade, podendo dispor e decorar o jardim vertical a seu gosto, escolhendo flores ou outras plantas, de acordo com os seus gostos e características do espaço.

Jardim Vertical

Que tipo de planta escolher

  • Ainda que possa utilizar qualquer tipo de planta, num jardim vertical é importante ter em conta as especificidades das mesmas, devendo dar preferência às plantas mais pequenas e que necessitam de menos espaço, mas também de menor quantidade de água e nutrientes. Opte pelas plantas de crescimento mais lento, para que seja mais fácil controlar e manter o aspeto pretendido.
  • Na hora de decidir o alojamento de cada planta, é importante que tenha em conta a disposição, de acordo com o crescimento e a necessidade de luz, para que a sombra das plantas superiores não prejudique o normal desenvolvimento das mais pequenas. Da mesma forma, poderá utilizar uma planta maior para proteger outra que não necessite de tanta luz.
  • É também recomendável que disponha, nos mesmos espaços, plantas com necessidades idênticas de rega, para evitar o risco de regar ou deixar secar demasiado.
  • Se preferir optar por plantas da família das trepadeiras, as estruturas cruzadas, em madeira e em formato retangular, serão a melhor opção.
Atualizado em 31/07/2013