Como Não Engordar no Natal?

Por: Helena Pavão
Publicado em 14/11/2015

Esta fase do ano é fantástica. É tempo de reunir com a família e também é o temido feriado em que se ganham os quilinhos a mais. Para evitar o ganho de peso, basta seguir algumas das nossas dicas para não ter que fazer dieta após o natal.

Alternar o álcool com água com gás

Beber vinho, coquetel, champanhe é algo quase que inevitável durante a época festiva. Mas em vez de evitar, alterne as bebidas alcoólica com água com gás. Não só vai se sentir melhor, como vai evitar consumir imensas calorias e talvez uma ressaca no dia a seguir.

Evitar calorias

Ficar em jejum horas antes da ceia para poder comer à vontade pode parecer uma boa ideia, mas é algo que deve evitar. Um nível baixo de açúcar no sangue vai aumentar os níveis de cortisol, o que fará com que lhe apeteça consumir os alimentos menos saudável. O ideal é, algumas horas antes, consumir um lanche saudável como vegetais crus ou algumas nozes.

Mascar chiclete enquanto cozinha

Existem muitos petiscos a criar para a consoada e, muitas vezes, tendemos a fazer doses em excesso para dar aos amigos. Se mascar chiclete enquanto cozinha, vai evitar “provar” essas delícias e, por consequência, as calorias desnecessárias.

Satisfaça os desejos

Não evite por completo os doces ou algo mais calórico. Quando restringimos determinados alimentos, quando os provamos tendemos a exagerar. Em vez disso, mais vale ceder à tentação e comer uma pequena porção. Assim vai sentir-se satisfeita e não vai exagerar.

Partilhe

No fim da noite, dê os restos aos convidados para levarem para casa. Quanto menos sobrar, menos irá comer. Além disso, nada como uma boa desintoxicação após as festas.

Use algo justo

Os excessos são comuns na época natalícia. Uma maneira de se controlar é vestindo algo que se ajuste ao seu corpo. Assim, vai ficar mais consciente do corpo e vai pensar duas vezes se repete a comida.

Durma o suficiente

Nesta época, há muitas tarefas a cumprir, mas uma agenda preenchida não é desculpa para não dormir o suficiente. A pesquisa mostra que as pessoas que dormem menos de cinco horas têm níveis mais baixos de leptina, uma hormona que controla a saciedade. Quando está cansada, tende a ter mais fome e fica menos satisfeita após as refeições, por isso dormir o suficiente nesta época é ainda mais importante.